Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Suplemento Pernambuco e Serrapilheira lançam o projeto inspirado em pesquisas científicas

Publicado em: 28/07/2020 13:12

O projeto Botão Vermelho publicará contos de seis autores inspirados em pesquisas científicas. (Foto: Divulgação/CEPE)
O projeto Botão Vermelho publicará contos de seis autores inspirados em pesquisas científicas. (Foto: Divulgação/CEPE)
Em uma parceria entre o Suplemento Pernambuco (Cepe) e o Instituto Serrapilheira nasce o projeto Botão Vermelho. Com a proposta de construir uma cultura de ciência no país que atravesse o âmbito acadêmico, o projeto publicará seis escritores, que farão seis contos de ficção baseados em pesquisas científicas apoiadas pelo instituto. Os contos serão publicados mensalmente no suplemento literário da Cepe assim que ele voltar a circular em versão impressa - suspensa devido à pandemia -, o que está previsto para setembro. 
 
“Trazemos a união das duas áreas mais atacadas pelos governantes neste momento. E a militância pela cultura é uma marca do Suplemento Pernambuco. Além disso, ter uma parceria com o Serrapilheira é muito importante”, declara o editor do jornal literário da Cepe, Schneider Carpeggianni. O Instituto foi criado em 2017 com sede no Rio de Janeiro e trata-se de uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada para valorizar a pesquisa e divulgar o conhecimento científico nas áreas de ciências naturais, ciências da computação e matemática.

"Parte da nossa missão é fomentar uma cultura científica no Brasil, ou seja, que a ciência esteja presente no debate público não só como notícia e comunicação de resultados, mas também como um elemento da imaginação e do repertório cultural da sociedade", afirma Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira. "A ideia é, junto ao Suplemento Pernambuco, aproximar escritores - que, por definição, trabalham com imaginação e cultura - da produção científica de qualidade que temos no país", complementa Natasha.

Botão Vermelho dá ideia de urgência, de algo que está para acontecer, como explica a curadoria do projeto e pesquisadora Carol Almeida, que selecionou os nomes dos autores - Socorro Acioli, Fábio Kabral, Ana Rüsche, Itamar Vieira Júnior, Antônio Xerxenesky e Eliana Alves Cruz -, e as pesquisas científicas que eles podem utilizar como pano de fundo para suas narrativas ficcionais.  “Esse projeto é um exercício de fabulação que ressalta a importância da ciência. Procuro nas pesquisas científicas faíscas poéticas que sirvam de pano de fundo para a construção de uma ficção e as sugiro aos autores.Há aqueles mais ligados em ficção científica, outros flertam com o realismo mágico, uns ainda adicionam dados históricos”, exemplifica Carol. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco