Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ARTE

Semana da Cultura Nordestina é celebrada virtualmente pelo Itaú Cultural

Publicado em: 31/07/2020 18:28

Alceu Valença, Clarice Lispector e Chico Science serão lembrados na programação comemorativa (Fotos: Bruna Costa/Esp.DP FOTO, Divulgação, Fred Jordão/Divulgação)
Alceu Valença, Clarice Lispector e Chico Science serão lembrados na programação comemorativa (Fotos: Bruna Costa/Esp.DP FOTO, Divulgação, Fred Jordão/Divulgação)


Para marcar a Semana da Cultura Nordestina, que é celebrada a partir deste domingo (2), data em que faleceu o músico Luiz Gonzaga, em 1989, o Itaú Cultural lançou uma programação especial reunindo mostras da série Ocupação, realizadas na instituição, presencialmente, sobre artistas nordestinos, como Alceu Valença, Elomar, Nelson Rodrigues e Chico Science. Dentro da grade, destaque também para os textos celebrando as multifaces de Clarice Lispector, que viveu no Recife, e a colaboração da fotógrafa e artista vistual recifense Bruna Valença, dentro da coluna Um Certo Alguém. Além da estreia da nova série de matérias do jornalista Cassiano Viana sobre fotografia, abrindo com a maranhense Gê Viana.

Programação

Para abrir a programação, a série de Ocupações da próxima terça-feira (4) relembra os artistas nordestinos homenageados ao longo dos anos nas exposições do Itaú Cultural: Alceu Valença, Ilê Aiyê, Nise da Silveira, Elomar, Aloísio Magalhães, Antônio Nóbrega, Nelson Rodrigues, Chico Science e Abraham Palatinik. A série Ocupação já conta 49 exposições e foi criada para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que os influenciaram e preservar a memória artística.

A ucraniana Clarice Lispector, naturalizada brasileira e que se declarava pernambucana, aparece duas vezes na programação, em textos assinados pelo jornalista André Bernardo. No primeiro, que vai ao ar neste domingo (2), o público conhece a Clarice pintora, autora de 22 quadros, por meio de relatos de especialistas e de sua amiga e escritora Nélida Piñon, dona de duas de suas obras. O segundo texto, Que mistério tem Clarice? disponível no site do Itaú Cultural a partir da próxima quarta-feira (5), discursa sobre a capacidade que a obra literária dela tem de inspirar e originar produtos culturais de linguagens distintas, como peças, filmes, canções, enredos de carnaval, entre outros.

Em seguida, a coluna Um Certo Alguém, disponível semanalmente no site da instituição, a próxima participante é a fotógrafa e artista visual recifense Bruna Valença, na próxima quinta-feira (6). Como de costume, o convidado responde a quatro perguntas dinâmicas que situam passado, presente e futuro. Ela fala do que mais sente saudade, de como imagina o amanhã, o que mais quer neste momento, compartilha pensamentos e desejos.

Para encerrar as atividades da Semana da Cultura Nordestina, na próxima sexta-feira (7), entra no ar o primeiro texto da série Rumos da Fotografia no Brasil, com curadoria do jornalista Cassiano Viana, editor do blog About Light e autor de Olhares sobre a Covid-19. A ideia é apresentar novos nomes e caminhos da produção fotográfica brasileira, de norte a sul do país, começando com a maranhense Gê Viana. A fotógrafa vê seus trabalhos como uma forma de empoderamento e resistência de diversos segmentos sociais marginalizados e invisibilizados: indígenas, negros, mulheres, gays e lésbicas.

SERVIÇO
Semana da Cultura Nordestina
Domingo (2) - Cem anos de Clarice Lispector: “Quem sabe escrevo por não saber pintar?”
Terça-feira (4): Ocupações
Quarta-feira (5): Que mistério tem Clarice?
Quinta-feira (6): Um Certo Alguém, com Bruna Valença
Sexta-feira (7): Rumos da Fotografia no Brasil, com Gê Viana

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco