Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Grupo pernambucano Jonatas Onofre Quarteto explora a perfomance e a liberdade em clipe

Publicado em: 20/07/2020 17:28

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação


A perfomance é a peça-chave do videoclipe Luz na luz, do grupo Jonatas Onofre Quarteto, lançado nesse sábado (18) no YouTube. Gravadas na zona portuária do Recife, as imagens buscam dialogar com o atual momento político e histório do país: a pandemia, o isolamento social, e, ao mesmo tempo, a busca por justiça e liberdade, que desencadeou em uma recente onda de protesto relacionados a perseguição e genocídio do povo preto, indígena, periférico e LGBTQI+.

A música carrega versos e sonoridades que fazem alusão à ancestralidade africana e latina, com o intutio de refletir sobre a luta pela vida e os desafios enfrentados pelas minorias.  De acordo com o manifesto do grupo, a canção busca mostrar a importância de se posicionar acerca do que "nos move, do que acontece ao nosso redor e do que acreditamos ser o certo".

Ainda segundo o Jonatas Onofre, Luz na luz é uma performance de livre estado de dança, sem amarras, construída de maneira espontânea e coletiva. Os passos são encenados pelos artistas e performers Kildery Iara, Rebeca Gondim e Anderson Vieira, misturando elementos da cultura popular e dança contemporânea.


O videoclipe foi desenvolvido de forma independente e colaborativa, realizado por uma equipe composta por integrantes negros, entre eles o artista visual recifense Thiago das Mercês (direção e fotografia), Letícia Barros (montagem), Rafael Amorim (colorização), Victória Liz (figurino), e com o apoio de Jessica Otaviano (produção).

Criado em 2017, o grupo Jonatas Onofre Quarteto é formado por Anderson Silva (guitarra), Ksandro Azevedo (baixo) e Nando Zé (bateria), que se juntaram ao cantor e compositor igarassuano Jonatas Onofre (piano e voz). Juntos, os artistas produziram o disco Aparicíon (2017). Luz na luz, que integra o álbum, foi composta por Luann Ribeiro, natural de Vitória de Santo Antão, na Mata Norte.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Órfãos da pandemia: um retrato trágico da contaminação pelo novo coronavírus
Escolas particulares se antecipam e já organizam retorno das atividades mesmo sem data para retomada
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
É preciso tocar a vida e se safar deste problema, diz Bolsonaro sobre pandemia
Grupo Diario de Pernambuco