Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Ciência

Fundaj realiza live para lançamento de revista de artigos científicos

Publicado em: 29/07/2020 13:22

Capa do volume 43, número 2 da Revista Ciência & Trópico. (Foto: Editora Massangana/Divulgação)
Capa do volume 43, número 2 da Revista Ciência & Trópico. (Foto: Editora Massangana/Divulgação)

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), encerrando o atual ciclo de lançamentos da Editora Massangana, realiza uma transmissão ao vivo nesta sexta-feira (31), das 18h às 19h. Na ocasião, será lançada a versão impressa do volume 43, número 2 da Revista Ciência & Trópico. O periódico traz discussões sobre criminologia, filosofia, antropologia, línguas e literatura. A live contará com a presença da editora chefe da revista Alexandrina Sobreira e do editor assistente Luis Henrique Lopes da Silva.

"Para esta edição, ampliamos os requisitos e acrescentamos critérios internacionais de editoração científica. A cada novo processo de revisão, aplicamos regras para garantir a qualidade da revista. Com sete artigos, ela traz perspectivas alinhadas com aquilo que a Fundaj já trabalha ao longo dos anos como a questão da escravidão e da etnia", afirmou a pesquisadora da Dipes da Fundaj e editora-chefe da revista Alexandrina Sobreira.

Classificada como de fluxo contínuo, a revista apresenta artigos de temas como: Da Costa ocidental africana ao Brasil: caminhos da escravidão, Luta pela terra e processo de reforma agrária no Sertão paraibano e O papel da língua no fortalecimento da identidade étnica dos Xukuru da Serra de Ororubá. Além disso, destaca-se uma pesquisa vinda da Espanha: O idearium filosófico da hispanotropicologia de Gilberto Freyre: uma antecipação da antropologia ibero-americana. Esse artigo trata sobre aspectos pouco falados da vida do fundador da Fundaj.

Neste período de pandemia, o conhecimento científico foi ainda mais valorizado na busca do combate à doença. Sendo assim, o lançamento dessa revista rica em saberes ganha ainda mais significado. “Sem o conhecimento científico, criamos uma nação engessada. A divulgação desse conhecimento faz com que mais pessoas tenham acesso e se qualifiquem cada dia mais”, destacou o editor assistente Luis Henrique Lopes da Silva.

Na capa e no verso desta edição, o periódico traz a obra do artista plástico Raul Córdula, "s/título", acrílica sobre tela, de 1992, pintura que faz parte do acervo da Fundaj. A Ciência & Trópico sempre é encapada com obras assim. Sua criação partiu do novo nome dado ao Boletim do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS) que, entre os anos de 1953 e 1973, publicou 18 números, trazendo ensaios e trabalhos de cientistas sociais e pesquisadores do Brasil e do exterior. Ao longo dos anos, seu objetivo sempre foi apresentar resultados de pesquisas sociais e de reflexão teórica inovadora em todas as áreas das ciências sociais e das humanidades.

SERVIÇO
Lançamento virtual do volume 43, número 2 da Revista Ciência & Trópico, com Alexandrina Sobreira e Luis Henrique Lopes da Silva
Onde: Canal da Fundaj no YouTube
Quando: nesta sexta-feira (31), das 17h às 18h
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco