Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Informação

Frei Caneca FM coloca no ar 21 programas aprovados por edital

Publicado em: 17/07/2020 16:22

 (Foto: Frei Caneca FM/Divulgação)
Foto: Frei Caneca FM/Divulgação

A Frei Caneca FM, disponível para os recifenses no dial 101.5 FM ou no site www.freicanecafm.org, iniciou a integração de programas aprovados no terceiro edital de conteúdo remunerado da emissora pública, que é mantida pela Prefeitura do Recife. A estreia da nova programação ocorreu na última segunda-feira (13), com programas como Toca o Terror, Labor, Revista Brasil de Fato PE, Virtuosi no Ar, entre outros. Até o domingo, serão 21 novos programas no ar (confira a programação completa no final da matéria). Os demais projetos, que totalizam 44 programas, vão entrar na grade nas próximas semanas.

No fim de semana, novos conteúdos produzidos pela sociedade civil para a grade da rádio contemplam 21 eixos temáticos: Blues, Cinema e Trilhas, Comunidade, Debate, Experimental, Frevo, Jazz, LGBTQIA+, Linguagens Artísticas, Música Clássica, Música Contemporânea de Pernambuco, Música do Mundo, Música e Cultura Negra, Música Eletrônica, Rock, Rock Pesado e Tradição.

"Os conteúdos promovem cidadania e direitos humanos, respeitando as questões de gênero e a democracia, os povos tradicionais, a diversidade social, religiosa, cultural e de ideias, prezando pela promoção da igualdade racial, pelo combate ao racismo e à intolerância religiosa; incentivando a educação, a cultura, as artes e a defesa e preservação do meio ambiente", diz o conteúdo da Frei Caneca enviado à imprensa.

O primeiro edital de ocupação da grade da rádio foi lançado em janeiro de 2018 e selecionou doze programas e dois interprogramas, que foram ao ar entre agosto de 2018 e outubro de 2019. Em setembro de 2018, foi lançado um edital de conteúdo complementar, que teve nove programas aprovados, com veiculação de março de 2019 a outubro de 2019. 

Confira a programação dos programas que estrearam nesta semana:

Segunda-feira

20h Toca o Terror - Tratará do cinema com foco nos gêneros horror, fantasia e ficção científica. Tantas vezes ignorado ou abordado de forma superficial, o cinema de gênero tem nuances que muitas vezes passa despercebido do público apesar de criar tendências, discutir temas polêmicos e estar cada vez mais presente na filmografia mundial.

Terça-feira

8h Labor - O programa discutirá as mudanças que estão ocorrendo no mundo trabalhista e a sua influência nas várias estruturas da sociedade e das organizações, através de debates com especialistas e protagonistas da área trabalhista.

20h Revista Brasil de Fato PE - Programa temático com quadros diversos que acompanham a narrativa de uma entrevista, fazendo uso de músicas, reportagens, poesias e charges sonoras como elementos que formam uma cadeia argumentativa sobre o tema de cada entrevista.

21h Virtuosi no Ar - Sobre música clássica, aproveita a rica trajetória do festival de música VIRTUOSI para celebrar a música de compositores imortais, reconhecidos em todo o mundo, levando ao ar obras raras e interpretações únicas realizadas durante os 22 anos de Festival.

Quarta-feira

8h Mundo Esportivo - Um programa dedicado a assuntos esportivos, mas evitando o lugar comum, através de entrevistas, quadros e debates.

21h Panela do Jazz - Visa enaltecer a cena do Jazz e da música instrumental de Pernambuco, sempre com espaço para entrevistar músicos e artistas locais e priorizar a obra musical autoral local. Sem jamais deixar de se dedicar à análise artística, técnica e histórica de grandes álbuns do Jazz mundial.

Quinta-feira

20h Recife Lo-Fi - O programa conta com resenhas, entrevistas (dentro e fora de estúdio), garimpo de artistas/bandas, bastidores de eventos/show e tocando músicas de artistas da cena atual e gravações raras com características lo-fi, além de LPs antigos, realizando um resgate da produção local e nacional com faixas que normalmente não se ouvem em nenhum outro lugar.

21h Cenas do Mundo - Propõe um passeio por movimentos musicais, atuais ou tradicionais, de diversos países do mundo, promovendo o intercâmbio cultural entre Brasil e outros países, trazendo variedade e conhecimento na construção de um olhar empático e de encontro.

Sexta-feira

20h Músicas de Sexta - Tomando o gênero rock como ponto de partida, o programa, conduzido por DJs com longa atuação nas cenas noturnas do Recife e de João Pessoa, jornalistas, radialista, produtores e profissionais de captação e edição sonora, destaca e evidencia diversas vertentes da música alternativa e da cultura pop, tomando o gênero rock como ponto de partida.

21h Baile Diamante Negro - Tem como intuito mapear, explorar e redescobrir as inúmeras facetas da música de raiz africana espalhadas pelas veias da cultura pop mundial. Artistas novos e contemporâneos ganham espaço junto a clássicos imortais, visando assim um entendimento mais amplo da black music.

Sábado

9h15 Cantando e Brincando nas ondas do rádio - Com a participação de crianças do Centro de Educação Popular Mailde Araújo e organizações da sociedade civil (OSC) do Recife, o programa visa promover a educação, a comunicação pública, informação e o entretenimento com foco nas crianças, estimulando a sua criatividade, o exercício de cidadania, a pluralidade, a diversidade, o debate e reflexão crítica, dando voz aos pequenos cidadãos.

11h Laboratório FM - Para reduzir o abismo entre comunidade científica e a população geral, o programa promoverá o diálogo entre leigos e especialistas, discutindo com cientistas perguntas, comentários e sugestões do público.

12h Hora do Close - Programa de variedades, com debates e entrevistados, informação e humor leve, com foco nos temas relacionados à população LGBTQ , em seus desdobramentos políticos, sociais e culturais, em tom educativo e inclusivo, de modo a ressaltar, com humanidade, naturalidade e respeito a todas as pessoas, reflexões sobre a necessidade de acolhimento dessa população bastante excluída e estigmatizada da sociedade.

13h Sala de Cinema - Programa dedicado a notícias do cinema internacional e nacional, com foco no audiovisual pernambucano. Informativo semanal sobre lançamentos, programação dos cinemas de rua do Estado, festivais e mostras audiovisuais, curiosidades e entrevistas, além da cena musical que compreende a sétima arte.

15h Aldeias e Quilombos - Proposta de diálogo com a sociedade sobre duas das matrizes que nos sustentam enquanto povo brasileiro: os indígenas e os afrodescendentes. A proposta é Incentivar a defesa e a promoção da diversidade social, étnica e cultural brasileira por meio de uma produção radiofônica que garanta a promoção dos direitos humanos dos povos indígenas e quilombolas.

17h Obá Kosò - O programa vai se desenvolver a partir de entrevistas, discutindo temas dos direitos humanos a partir da cosmovisão tradicional africana preservada nos terreiros. Busca ainda divulgar notícias ou informes acerca de eventos destinados ao interesse e/ou direitos dos povos tradicionais.

19h Que Braba! - Programa no formato painel em torno das múltiplas produções culturais negras e periféricas que habitam a Região Metropolitana do Recife, com convidados que vivam essas culturas, aliando conversas com músicas.

20h Oxente, Afrodite - Programa educativo sobre sexualidade humana para orientar sobre a prevenção de DSTs e outras doenças, combater a intolerância, as diversas configurações de abuso sexual, promover a saúde e o bem-estar das pessoas.

Domingo

19h Obriganza Experiência - Pretende fazer uma pesquisa da música experimental em suas mais variadas vertentes (eletroacústica, acusmática, minimalista, concreta, arte sonora, eletrônica, avant-garde...) e sobre sua influência na música contemporânea.

20h Pesado - Lapada pra todos os gostos - Dedicado à cena heavy metal e estilos musicais com os quais se relaciona, como punk, música eletrônica, reggae e blues, por exemplo. A música embala ainda discussões sobre temas como racismo, conservadorismo, periferia, machismo e política.

21h AudioMundi - Dedicado à produção de artistas de vários países e continentes em sua ampla diversidade de expressões, fugindo do que tradicionalmente é apresentado sob o rótulo de "World Music” para celebrar a pluralidade de vozes, timbres e musicalidades do mundo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Erro ao renderizar o portlet: N19 - CORPO - Vídeos PECOM

Erro: 'latin-1' codec can't encode character u'\u2018' in position 882: ordinal not in range(256)
Grupo Diario de Pernambuco