Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Literatura

Editora da Fundaj lança Coleção Travessia, com três títulos

Publicado em: 09/07/2020 14:27

Sandro Cozza Sayão, Joana Cavalcanti e Luana Freire assinam as publicações (Foto: Divulgação)
Sandro Cozza Sayão, Joana Cavalcanti e Luana Freire assinam as publicações (Foto: Divulgação)
 
A Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco, lançará nesta sexta-feira (6) a Coleção Travessia, com evento virtual realizado das 15h às 18h no YouTube da Fundaj. O encontro online terá a participação das autoras Joana Cavalcanti e Luana Freire e do autor Sandro Cozza Sayão, além da moderação do ilustrador das obras Maurizio Manzo. Com abordgem de direitos humanos através da ficção, a coleção conta com os títulos Tudo tem Cor, de Sandro Cozza Sayão, Olha o Mundo!, de Luana Freire, e Os Sapatos de Amarati, de Joana Cavalcanti.

A Coleção Travessia foi criada para que crianças e professores/as que têm como berço a língua portuguesa, sobretudo em Cabo Verde e no Brasil, possam transformar as suas vidas e seus contextos a partir da leitura, da reflexão crítica, construindo 'mundos no mundo' por meio da solidariedade, da empatia e do respeito ao próximo.

O livro Os Sapatos de Amarati trata sobre a exclusão social. "Toda a história se desenvolve a partir da condição social de Mariquinha, mas também da superação pelo amor e pela capacidade de fazer da voz um instrumento de poder. Gostaria que qualquer leitor encontrasse em Mariquinha a força para a mudança. Que ela seja a denúncia para qualquer tipo de exclusão e violência", afirma Joana Cavalcanti.
 
Tudo tem Cor, por sua vez, tem como mote a pluralidade. "Ela trata da diversidade, mostrando o nosso mundo colorido, recheado de cores. Trago também uma reflexão de como seria monótono o mundo se tudo fosse igual. A maravilha da vida é a pluralidade. Com cores diferentes, a diversidade é construída e forma aquilo que chamo de humano", diz Sandro Cozza Sayão.
 
As histórias do livro Olha o Mundo! trazem uma mensagem sobre diferença e aceitação. "Acredito profundamente que as crianças são capazes de entender os pensamentos da obra. No fundo é uma maneira de falar com os mais novos sobre muitas realidades, trazendo leveza para assuntos que, muitas vezes, os adultos encaram de forma controversa, como cor, gênero, liberdade, medo, tristeza, aceitação, autoestima", conta Luana Freire.
 
Maurizio Manzo, responsável pelas ilustrações, afirma que fez ilustrações diferentes para cada obra com o objetivo de personificá-las. "Criei também uma identidade visual com imagens e cores para coleção, que costura e liga todos os volumes. Durante o processo, o apoio da editora foi excelente. Depois desse trabalho tão grande, o novo desafio é fazer a mediação com os autores".

Mais lançamentos
Outros títulos estão agendados para os dias 17, 24 e 31 de julho de 2020. No dia 17 será divulgada a Coleção Cinemateca Pernambucana, com dois títulos: A brodagem no cinema pernambucano, de Amanda Mansur, e Verouvindo: audiodescrição e o som do cinema, de Liliana Tavares. "A coleção surge para difundir ainda mais o cinema produzido em Pernambuco, reunindo obras com abordagens históricas, técnicas e estéticas consideradas essenciais para o campo audiovisual. Além da questão da acessibilidade, que buscamos alcançar plenamente no Cinema da Fundação por meio do Projeto Alumiar", diz Ana Farache, coordenadora do Cinema da Fundação e da Cinemateca Pernambucana.
 
No dia 24, Roberto Beltrão e Rúbia Lóssio apresentarão o Almanaque Pernambucano dos Causos, Mal-assombro e Lorotas. Encerrando esse ciclo de lançamentos, no dia 31, Alexandrina Sobreira, pesquisadora da Fundação Joaquim e editora da revista Ciência & Trópico, lançará o número 43 desse periódico.

SERVIÇO
Lançamento da Coleção Travessia
Onde: Canal da Fundação Joaquim Nabuco no YouTube
Quando: nesta sexta-feira (10), das 15h às 18h

15h Os Sapatos de Amarati, de Joana Cavalcanti (com mediação de Maurizio Manzo)
16h Tudo tem Cor, de Sandro Cozza Sayão (com mediação de Maurizio Manzo)
17h Olha o Mundo!, de Luana Freire (com mediação de Maurizio Manzo)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco