Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Disco reúne bandas independentes para relembrar a diáspora africana

Publicado em: 03/07/2020 13:30 | Atualizado em: 03/07/2020 14:14

A coletânea está disponível em edição limitada, em formatos especiais de vinil e fita cassete (Foto: Divulgação)
A coletânea está disponível em edição limitada, em formatos especiais de vinil e fita cassete (Foto: Divulgação)

A dor de escravizados levados da África às Américas foi revisitada em um trabalho musical de nove bandas independentes, duas delas de Pernambuco, e resultou em um disco da coletânea Tropical Diáspora #1, assinado pelo Selo Tropical Diáspora Records de Berlim. O lançamento será neste sábado (4), às 16h, com pockets shows, audições e bate-papo com os artistas envolvidos. A coletânea está disponível em edição limitada, em formatos especiais de vinil e fita cassete.

Participam da conversa as bandas integrantes do projeto, Ska Maria Pastora (Olinda), Abeokuta (Recife), BantuNagoJêje (Bahia) e Höröyá (São Paulo), além de DJ Garrincha e Dr. Sócrates, realizadores da iniciativa. A medição será realizada pela cantora e compositora pernambucana Joanah Flor, artista confirmada no próximo projeto do selo. O lançamento internacional da coletânea aconteceu oficialmente no Indy Label Market, em Paris (França).

Ska Maria Pastora (Olinda) e Abeokuta (Recife), as duas bandas pernambucanas que integram o projeto (Foto: Divulgação)
Ska Maria Pastora (Olinda) e Abeokuta (Recife), as duas bandas pernambucanas que integram o projeto (Foto: Divulgação)

Ao todo são dez faixas, nove bandas e dezenas de artistas de países como Colômbia, México, Argentina, Porto Rico e Estados Unidos, juntos para homenagear a ancestralidade e a força de sobrevivência das culturas africana e indígena. O objetivo da iniciativa é dar voz aos africanos que sobreviveram aos horrores do colonialismo europeu através da música. Entre os relatos, o famoso contorno à Árvore do Esquecimento, a fim de que esquecessem suas culturas antes de partir passando pelo Portão do não retorno. 


SERVIÇO
Live de lançamento do disco Tropical Diáspora #1
Show e Audição: Ska Maria Pastora, Abeokuta, BantuNagoJejê e Höröyá Bate-papo: DJ Garrincha e Dr. Sócrates, com mediação de Joanah Flor
Quando: neste sábado (4), a partir das 16h
Onde: No Instagram (@tropical_diaspora_records)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco