Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ON-LINE

Curso gratuito estuda a estética da produção do pernambucano Kleber Mendonça Filho

Publicado em: 29/07/2020 09:10 | Atualizado em: 31/07/2020 17:43

O longa mais recente do diretor, Bacurau, será analisado no curso (Foto: Divulgação)
O longa mais recente do diretor, Bacurau, será analisado no curso (Foto: Divulgação)


A estética das produções do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho serão estudadas no curso on-line Kleber Mendonça em foco, promovido pela Casa Guilherme de Almeida, integrante da Rede de Museus-Casas Literários do Governo do Estado de São Paulo. Nos encontros, serão analisados os curtas Eletrodoméstica (2005) e Recife frio (2009), e os longas O som ao redor (2012), Aquarius (2016) e o mais recente, Bacurau (2019). As aulas são gratuitas e ocorrerão às sextas-feiras, dias 21 e 28 de agosto, e 4 de setembro, das 19h às 21h. A inscrição pode ser realizada através do link (clique aqui).

A desmistificação do Nordeste por meio de uma estética mística folclórica nacional que resgata diversos símbolos da cultura dessa região também fará parte da discussão. A formação será ministrada por Donny Correia, doutor e mestre em Estética e História da Arte pela USP e membro da ABRACCINE.

Ainda na programação do mês de agosto, o curso O fim do futuro, analisará as ficções científicas e as contribuições para uma ideia pessimista de futuro a partir de clássicos como Blade Runner, Matrix, Wall-E e Exterminador do futuro. As aulas serão ministradas pelo curador de projetos audiovisuais Alexandre Matias e pelo diretor de arte André Graciotiti, às segundas-feiras, dias 3, 10, 17 e 24 de agosto, transmitidas pelo YouTube da Casa Guilherme de Almeida. O último encontro será ao vivo, às 19h, via Google Meet.

Para encerrar, a palestra Poesia Arlequinal na Pauliceia Desvairada, será mediada pelo museu Casa Mário de Andrade com a exibição do curta-metragem Arlequinal, produzido e dirigido pelo cineasta Lufe Steffen, no sábado, 15 de agosto, das 16h30 às 18h. O ator Eduardo Gomes interpreta poemas do livro Paulicéia Desvairada, de Mário de Andrade, em cenas que mostram a boemia da noite paulistana, com foco no centro da cidade.

SERVIÇO

Casa Guilherme de Almeida
Cursos O fim do futuro
Com Alexandre Matias e André Graciotti
Segundas-feiras - dias 3, 10, 17 e 24 de agosto, às 19h
Três primeiras aulas pelo YouTube do museu (http://www.youtube.com/c/CasaGuilhermedeAlmeida); Última aula via Google Meet. 400 vagas | Grátis
Inscrição aberta até 2/08: http://bit.ly/2CnOqfd

Kleber Mendonça em foco
Com Donny Correia
Sextas-feiras, dias 21 e 28 de agosto, e 4 de setembro, das 19 às 21h
Via Google Meet 200 vagas | Grátis
Inscrição aberta até 19/08: http://bit.ly/394kAIP

Palestra Poesia Arlequinal na Pauliceia Desvairada
Com Lufe Steffen
Sábado, 15 de agosto, das 16h30 às 18h
Via Google Meet 60 vagas | Grátis
Inscrição aberta até 14/08: http://bit.ly/2DF9luJ

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco