 | |
Foto: Arquivo |
Promovendo o debate sobre a cultura popular, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realiza o evento virtual "Poesia popular com cordelistas e cantores – Cordelando com a Fundaj". O bate-papo conta com a participação de Edgar, Amaro Poeta, Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira, Curió de Bela Rosa e Barra Mansa, além da mediação de Rodolfo Kosta. A transmissão será nesta quinta-feira (23), das 15h às 17h,
no canal da Fundaj no YouTube.
No evento, o paraibano Edgar Diniz e o pernambucano Amaro Rodrigues farão uma declamação poética e conduzir uma oficina de Literatura de Cordel. “No âmbito de formação educacional e sociocultural, acredito que com esse trabalho mais uma ferramenta possa se concretizar para o desenvolvimento artístico, social e cultural do cidadão. A poesia é uma forma de expressão de ideias”, destacou Edgar.
Outra apresentação é das duplas de repentistas violeiros – Antônio Lisboa (59 anos) e Edmilson Ferreira (48 anos) – e de emboladores – Curió de Bela Rosa (55 anos) e Barra Mansa (54 anos) –, ambas do Nordeste, anima o encontro online com cantoria. Independente do tema, todos eles carregam o talento de improvisar. “Faço um trabalho com Edmilson diferente de outras duplas. Nosso primeiro encontro aconteceu em Mossoró (interior do Rio Grande do Norte). Em 1993, me mudei para o Recife, enquanto ele foi para o Sertão do Pajeú, também em Pernambuco. No ano de 1995, firmamos a dupla e iniciamos as apresentações. Em 1996, Edmilson passou a morar no Recife, onde segue até hoje. Temos a capacidade de improvisar, mas aliado ao conhecimento técnico, que faz parte da bagagem. Sempre há um elo entre o improviso e a técnica”, detalhou Antônio.
Serviço
Poesia popular com cordelistas e repentistas – Cordelando com a Fundaj
Quando: Quinta-feira (23), das 15h às 17h