Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Campanha #JuntosPeloCinema lança ações para retomada das atividades

Publicado em: 07/07/2020 15:01 | Atualizado em: 07/07/2020 15:51

 (Foto: Vladimir Simicek / AFP)
Foto: Vladimir Simicek / AFP
Diversos setores do audiovisual lançam uma campanha para preparar e implementar a retomada do cinema no Brasil. O movimento chamado #JuntosPeloCinema é uma ação que busca estabelecer o diálogo entre o público e os cinemas até o momento de reabertura das salas. A campanha se inicia nesta terça-feira (07) com o lançamento de vídeos promocionais e do site do movimento: https://www.juntospelocinema.com.br/.

A ideia do movimento surgiu por parte de profissionais e empresários do audiovisual, que estão sendo afetados pela interdição de suas atividades por conta da pandemia. O instituto da campanha parte de "relembrar ao público da experiência incomparável da exibição nas salas de cinema". Em nota divulgada pelo movimento, além de manter o contato com seu público, a campanha visa relembrar a importância das salas para economia do cinema. "Esse esforço coletivo e pro bono de mais de 200 profissionais do mercado em prol do cinema é fundado no propósito de oferecer um ambiente de segurança e bem-estar para o público e de preservar milhares de empregos ligados à indústria cinematográfica, do set de filmagem à sala de exibição", diz o texto.

Desde seu momento inaugural, os organizadores da campanha estudam os possíveis protocolos de segurança dos cinemas para o apoio governos e autoridades de saúde, especialmente, aos exibidores para que possam reabrir as salas com pleno atendimento às diretrizes. O grupo, também, divulgou que dentro do projeto de retomada das salas será exibido o Festival De Volta Para O Cinema. O Festival De Volta O Cinema trará promoções e exibições especiais, sendo um projeto idealizado pelo crítico, curador e apresentador Érico Borgo, um dos fundadores do Grupo Omelete. 

Já na segunda fase, pouco antes da reabertura, será iniciada a ação explicando os novos procedimentos que acompanham o espectador dentro do cinema. Serão oferecidos aos exibidores materiais que explicam os protocolos elaborados pelos governos locais - eles variam de cidade para cidade ou de estado para estado. Na elaboração desses protocolos estão envolvidas entidades como o setor como a Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema (Feneec), os sindicatos estaduais, seus associados e a Associação Brasileira de Multiplex (Abraplex). "O Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado do Rio de Janeiro está empenhado em unir e fortalecer o mercado, de modo a concretizar um projeto de reabertura das salas que seja sólido, seguro e promissor", diz Gilberto Leal, Presidente do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado do Rio de Janeiro.

Entre os parceiros que estão abrindo espaço para a divulgação dos materiais estão AdoroCinema, Adsmovil, AXN, Buzzfeed, Canal Brasil, Canal Like, Cineclick, Cinepop, Elemídia, Eletromídia, Facebook, Flix Media, Folha de S.Paulo, FSign, Gameloft, Globo através da Globo Filmes, Google, Ingresso.com, JCDecaux, Megapix, MPV7, O Globo, Omelete, OTIMA, Portal Hugo Gloss, Preshow, PrimePass, Rádio JB FM, Rádio Metropolitana, Rede Mix de Rádio, RedeTV!, SBT, Seedtag, Sony Channel, Spotify, Tastemade, Telecine, TV BANDEIRANTES, UOL, Veja Rio, Veja São Paulo, Velox Tickets, Viacom/CBS, Waze, Webedia. Apoio Institucional: Academia Brasileira de Cinema, Ancine, Ministério do Turismo e RioFilme.
 
Confira o vídeo da campanha:
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco