Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Barro reflete sobre autoconhecimento em clipe feito em parceria com artista visual

Publicado em: 28/07/2020 17:54

 (Foto: Rafaela Amorim/Braba/Divulgação)
Foto: Rafaela Amorim/Braba/Divulgação

Em novo videoclipe, o artista pernambucano Barro refelte sobre a sensação de estar preso a um personagem, à imagem que se espera e se constrói do outro. A faixa Antimusa ganha cor e movimento através da interpretação artística de Rafaela Amorim, criadora do projeto Braba. O clipe pode ser conferido no YouTube (confira abaixo) e a canção está disponível em todas as plataformas de streaming.

Antimusa explora o papel através de uma personagem feminina que entre luzes e sombras tenta se livrar do que lhe foi designado pela sociedade. "O clipe é essencialmente um projeto em conjunto multiartístico. Já estava no desejo que eu e Rafa realizássemos algum projeto juntos. Com a chegada da pandemia essa vontade foi adiada no primeiro momento. Mas, logo no início do isolamento, Rafa foi conseguindo desenvolver trabalhos visuais dentro da dinâmica de confinamento. O próprio trabalho dela já tem uma dimensão de ser um desenvolvimento ali individual, testando, experimentando, quase como se fosse um artesanato", explica Barro.

De acordo com o artista, seus clipes se baseiam, em sua maioria, em encontros artísticos. "Deu muito certo. Eu entro com a música e ela com a estética visual”, completa Barro. As reuniões e encontros aconteceram sempre através da internet, respeitando o isolamento social e a quarentena. Ele em Recife e ela Caruaru. "Quando Barro me chamou pra fazer esse projeto eu passei a escutar incessantemente a música e tentar sentir o que ela me dizia. No clipe, resolvi mostrar que esse encontro pode ser um encontro consigo mesma se autodescobrindo. Abordar o tema de autoconhecimento e libertação dos estereótipos”, conta a protagonista do clipe Rafaela Amorim, da Braba.


O clipe foi propositalmente gravado na vertical para ser visto especialmente em celulares, acompanhando uma tendência mundial, já que cada vez mais pessoas estão utilizando o celular como plataforma para assistir vídeos, filmes, séries, além de só falar ao telefone. Antimusa tem concepção, direção, atuação e edição da Rafaela Vidal Amorim (Braba) para a música composta do Barro, com produção de Barro, Guilherme Assis e Ricardo Fraga, mixagem de Gustavo Lenza (La Nave) e masterização de Felipe Tichauer (Red Traxx Mastering).

Antimusa é a sétima faixa do álbum Somos, lançado em setembro de 2018 e trata de uma personagem feminina, mas que acaba explorando com uma abrangência maior as conexões humanas. "A música aborda esse universo dos encontros e do feminino. A letra tem um diálogo sobre esses lugares da alteridade, da mulher e do encontro. A música surge pensando sobre esses arranjos sociais, o lugar de fala de cada um", revela Barro

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco