Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

QUADRILHAS

Rodas de conversa com quadrilheiros abrem São João do Recife online

Publicado em: 16/06/2020 09:10

 (Foto: Samuel Calada/DP)
Foto: Samuel Calada/DP

O São João 2020 começa virtual na capital pernambucana. Impedidos pelo coronavírus de desfilar suas histórias, coreografias, figurinos e força pelos arraiais, os quadrilheiros estão sendo convidados pela Prefeitura do Recife para conversar sobre uma das mais bonitas e emocionantes manifestações do ciclo junino. A partir de hoje (16), os brincantes participarão de uma série de três encontros online, para debater sobre origens e impactos sociais das quadrilhas, além de possíveis futuros para a colorida tradição na cidade. As conversas serão realizadas hoje (16), amanhã (17) e quinta (18), das 20h às 23h, abertas ao público, com a capacidade máxima de 100 pessoas por encontro. O link do primeiro dia será: meet.google.com/xjv-kfed-jho.

Promovidas pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, em articulação com as entidades que representam o movimento quadrilheiro, a Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Recife (Liquajur) e a Federação de Quadrilhas e Similares do Estado de Pernambuco (Fequajupe). "A gestão sempre promove ações formativas nos ciclos culturais e, em parceria com as entidades representantes do movimento quadrilheiro não poderia - nesse novo jeito de fazer São João - deixar de oportunizar o diálogo sobre as questões sociais, econômicas e culturais das quadrilhas juninas e suas possibilidades de práticas futuras", diz Williams Santana, Gerente Geral de Gestão Cultural da Secretaria de Cultura do Recife e coordenador das rodas de conversa.

O primeiro tema será “A Organização do Movimento Quadrilheiro e os impactos Sociais e Econômicos das Quadrilhas Juninas nas comunidades”. A conversa terá mediação de Perácio Gondim, do Cais do Sertão, e participação de Hugo Menezes (quadrilheiro e professor do Departamento de Antropologia da UFPE), Michelly Miguel (presidente da Fequajupe), Rodrigo de Oliveira (quadrilheiro e Secretário Executivo  da Liquajur), e Marcone Costa (quadrilheiro, educador e militante do movimento LGBTQI+) como provocadores da discussão. 
 
O segundo dia de debates será dedicado ao tema “As Origens, as Devoções e as Festas” e terá como mediador o representante da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Paulo Mafe, que vem produzindo, há muitos ciclos juninos, um vastíssimo acervo de fotografias de apresentações de quadrilhas e quadrilheiros nos diversos concursos promovidos no estado. Também participarão: Mário Ribeiro (pesquisador e professor do Departamento de História da Universidade de Pernambuco), Perácio Gondim (coreógrafo, educador e quadrilheiro), Jadenilson Gomes (ator e quadrilheiro) e Fábio Andrade (diretor de arte e quadrilheiro). O link do segundo dia de programação será: meet.google.com/nhw-pabr-aax.

Já na quinta-feira (18), as rodas de conversa encerram, tendo como derradeiro tema “Os Concursos, as Transformações e a Quadrilha do Futuro”. Com mediação de Albemar Araújo, da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a conversa terá como provocadores os encenadores, cenógrafos e quadrilheiros Fábio Costa e Américo Barreto, além de Wérison Fidélis (quadrilheiro, bailarino e coreógrafo) e da também quadrilheira Cristiane Menezes. O link para o terceiro e último dia de conversas será: meet.google.com/ccu-sdkw-fmc.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Notícias do dia: Bolsonaro doente e sem máscara, futebol vetado e inscrição para testar vacina
Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para a Covid-19
Bolsonaro apresenta sintomas de Covid-19 e faz teste
Notícias de 06/07 - Covid-19 deve matar mais no interior, prefeito investigado e festa restrita
Grupo Diario de Pernambuco