Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Plataforma MUBI apresenta programação do Festival Internacional de Curitiba

Publicado em: 02/06/2020 08:40

Espero a tua (re)volta (2019) será um dos longas exibidos.  (Foto: Divulgação)
Espero a tua (re)volta (2019) será um dos longas exibidos. (Foto: Divulgação)
O streaming de filmes e plataforma de curadoria MUBI fechou uma parceria com o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba para a exibição de títulos cinematográficos de outras edições do evento. De 3 a 10 de junho, um filme será lançado por dia. As produções ficarão disponíveis por 30 dias na plataforma, a partir da data de lançamento.
 
Dentre os títulos selecionados, longas e curtas-metragens se juntam aos documentários. Diretores brasileiros como Affonso Uchôa, Eliza Capai, Carlos Fausto e Leonardo Sette fazem parte das produções. Filmes da Alemanha, de Portugal e dos Estados Unidos também integram a seleção, bem como coproduções brasileiras com a Espanha. 
 
“Nossos curadores escolheram alguns títulos nacionais e internacionais que imprimem o DNA MUBI e têm uma mensagem significativa a ser passada neste momento. Esperamos que esse especial na MUBI possa dar a visibilidade que o festival merece e atrair novos parceiros, para unir forças e permitir que a edição 2020 aconteça no final do ano”, conta a executiva Juliana Barbieri.

Confira a lista completa:

3/6 – El mar la mar, de Joshua Bonnetta e J.P. Sniadecki  (Estados Unidos, 2017)
Com paisagens filmadas em 16mm pela janela de um veículo em movimento, é um documentário que aborda os perigos que imigrantes mexicanos enfrentam ao atravessar o deserto de Sonora para chegar aos Estados Unidos. Vencedor do Prêmio Caligari e de uma Menção Honrosa na Biennale em 2017.    

4/6 - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchôa (Brasil, 2014)
Vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes em 2014 e também exibido na Viennale em 2019, é uma tocante narrativa sobre o cotidiano de quatro jovens do bairro Nacional, em Contagem - MG.

5/6 - Um Conto de Inverno Proletariado, longa de estreia de Julian Radlmaier (Alemanha, 2014)
Um castelo, uma coleção de obras de arte e um fabricante de armas. O longa aborda, de forma cômica, a sociedade de classes que vivemos e as formas de ignorar seus limites. Já exibido nos festivais internacionais de Rotterdam e de Viena.

6/6 - As Hiper Mulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takuma Kuikuro (Brasil, 2011)
Realizado por cineasta indígenas do Alto Xingu, o documentário foi selecionado para a Mostra Competitiva do Festival de Gramado em 2011, além de ter conquistado o Prêmio Especial do Júri. Com uma abordagem sensível e pessoal, a obra nos leva para dentro da comunidade indígena e ao maior ritual feminino, o Jamurikumalu.

7/6 - Sol Alegria, de Tavinho Teixeira (Brasil, 2018)
Pastores ocupam os principais cargos políticos do país, o apocalipse está próximo e uma excêntrica família comete um atentado e se refugia na sede da falange Sol Alegria, comandada por freiras nada convencionais. O longa foi selecionado para a 42° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, além de já ter sido exibido nos festivais internacionais de Rotterdam e Hamburgo, e no Queer Lisboa.

8/6 - Espero a tua (re)volta, de Eliza Capai (Brasil, 2019)
Vencedor dos prêmios Peace Film Award e Amnesty International Film Prize na Biennale, o documentário é um poderoso retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir de 2015 e ocupou escolas estaduais por todo o Brasil.

9/6 - E agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto (Portugal, 2013)
Premiado no Festival de Locarno 2013 e exibido em Rotterdam,  é uma reflexão sobre o tempo e a luta de uma pessoa para continuar vivendo e aproveitando a vida. Com um olhar intimista e extremamente pessoal, o diretor português convida a conhecer a rotina de quem luta há quase 20 anos contra o HIV e a hepatite C.

10/6 - Girimunho, longa de estreia dos brasileiros Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina (Brasil/Espanha, 2011)
Já exibido nos festivais internacionais de Veneza, Toronto e Rotterdam.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco