Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FUNDAJ

Nise da Silveira é tema da série de lives sobre Grandes Personalidades do Nordeste da Fundaj

Publicado em: 30/06/2020 11:29 | Atualizado em: 30/06/2020 13:11

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

A terceira edição da série Grandes Personalidades do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco, traz a história de Nise da Silveira, médica alagoana que revolucionou a forma de se fazer psiquiatria no século XX. A live irá ao ar nesta quinta-feira (2), às 17h, sendo transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Fundaj. Participam do evento a cineasta e psicanalista Isabela Cribari e a médica Cristiana Tavares. As duas palestrantes também irão responder perguntas feitas pelo público.

A live é uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca). A alagoana Nise da Silveira foi responsável por uma reconfiguração na forma do tratamento psiquiátrico. Na época a medicina apresentava formas muito arcaicas e desumanizadas como tratamento por eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia.

 “A vida e obra de Nise de Silveira são a vitória dos grandes valores humanos. Em tempos de tanta carência, depressão coletiva e individual, ansiedades de todos os tipos, Nise é um oásis onde se pode beber a água pura do Iluminismo, da sensibilidade triunfando sobre a violência e a incompreensão”, reflete Mario Helio, diretor da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca).

Ao longo da carreira como psiquiatra, Nise de Silveira se negou a aplicar em seus pacientes os tratamentos tidos como convencionais. Era um acordo que tinha com seu companheiro, o médico sanitarista Mário Magalhães. Em vez de impor aos pacientes o desgaste pelo serviço braçal nos manicômios, oferecia-lhes o amor e arte, com tintas, pincéis e telas brancas. Fundou assim a “terapia ocupacional”, acreditando que a produção artística tinha o poder de curar. 

“Nise era uma mulher livre de padrões desde a infância. Com mãe musicista, tio poeta e pai libertário, amante da música, seus sonhos não foram tolhidos. O apoio da família e o mundo da leitura a libertaram dos preconceitos vigentes no século passado, tornando-a uma das maiores humanistas na área das ciências”, comenta a médica Cristiana Tavares.   

Grandes Personalidades
Programada para sete lives, a série Grandes Personalidades do Nordeste prossegue até o final de julho. Sempre às quintas-feiras, o evento convida especialistas para explanar sobre a vida e contribuições sociais de figuras de destaque. As palestras seguintes serão sobre Antônio Conselheiro (9/07), Padre Cícero (16/07), Delmiro Gouveia (23/07) e Zumbi dos Palmares (30/07).
 
Serviço
Grandes Personalidades do Nordeste: Nise Silveira
Quando: Quinta-feira (2), a partir das 17h 
Onde: Transmissão no canal da Fundação Joaquim Nabuco do YouTube (https://bit.ly/382DXkS)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco