Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

REPERCUSSÃO

Influencer que celebrou volta de doméstica com 'dancinha' apaga post e se desculpa

Publicado em: 30/06/2020 18:49

 (Foto: Reprodução Instagram)
Foto: Reprodução Instagram
Acusada de racismo, a influenciadora digital Juju Norremose, famosa entre os adeptos do estilo de vida fitness, disse estar arrependida do vídeo que publicou no Instagram no Tik Tok nesse sábado (27). 

Na gravação, que já foi deletada, ela e o marido comemoram o retorno da empregada doméstica - a quem se referem como "da família" - após um período afastamento, com direito a coreografia. Vestida de branco, com um pano de limpeza na mão, a funcionária participa da 'dancinha', o que gerou mal-estar nas redes sociais. A atitude do casal foi tachada de escravocrata, sobretudo porque expõe antiga dinâmica social racista enraizada nos lares brasileiros: a trabalhadora negra é tida como "da família", mas precisa continuar servindo durante a pandemia de Covid-19 e vestir indumentária que a diferencie dos patrões. 

No Instagram, por meio um longo post publicado em sua linha do tempo e vários de vídeos postados nos stories, Juju e o marido dizem reconhecer o teor ofensivo de suas atitudes e falam em disposição para o aprendizado. No entanto, não deixam claro se a doméstica será dispensada de seus afazeres para que possa ficar em casa durante a pandemia do novo coronavírus, conforme orientam autoridades de saúde em todo mundo.

"Quero deixar claro que SB e eu queremos sempre APRENDER, mas o ódio e ofensas não são ferramentas para ensinar! Mesmo incentivados pelo discurso do ódio, algumas pessoas vieram até nós com RESPEITO e ensinamentos! Ai sim, entendemos o que no vídeo ofendia. E gostaria de pedir DESCULPAS!", pondera Juju.

Ver essa foto no Instagram

AMOR! De repente um vídeo que fizemos cheio de amor, em um momento de descontração, tomou uma proporção diferente da que imaginavamos. As pessoas que nós seguem, obviamente, entenderam o significado, mas uma parte das pessoas não e além de me atacar, distorceram e incentivaram as pessoas a fazer o mesmo! Quero deixar claro que SB e eu queremos sempre APRENDER, mas o ódio e ofensas não são ferramentas para ensinar! Mesmo incentivados pelo discurso do ódio, algumas pessoas vieram até nós com RESPEITO e ensinamentos! Ai sim, entendemos o que no vídeo ofendia. E gostaria de pedir DESCULPAS! Também, gostaria de agradecer as pessoas que já entenderam que podemos sim mudar o mundo mas sem violência. Diálogo sempre é o melhor caminho. Sb e eu jamais usaremos nossas redes sociais para disseminar o ódio contra qualquer pessoa. INDEPENDENTE do que ela faça. Nós acreditamos no diálogo, no amor e vamos seguir nesse caminho! Só nós sabemos o quanto de amor recebemos das pessoas e por ter noção desse amor queremos sempre melhorar e ser exemplo para muitos. Quero agradecer! Pessoas que não nós seguem tentaram nos %u201Ccancelar%u201D ao inves de ensinar! Resolvemos falar e nos abrir, mesmo com medo de ser acusados de algo que não somos! Vocês nos protegeram, nos deram mais amor e mostraram que de fato tenho as melhores seguidoras do mundo. Muitas pessoas que não me conheciam vieram aqui dizer que estavam comigo! Quero agradecer a cada pessoa que dedicou seu tempo a ir em cada perfil explicar o REAL motivo do vídeo e nossa real intenção. Alguns vídeos foram editados e legendas distorcidas e vocês não deixaram isso passar despercebido, e me ajudaram. Quero agradecer por postarem fotos e vídeos de apoio! Colocar a cara a tapa por nós foi muito importante. Quero agradecer por todas as mensagens no meu dm. Foram mais de 6.000 mensagens em poucas horas e tamanho amor nos reergueu! Quero agradecer a cada parceiro que se manifestou e ficou do nosso lado desde o primeiro momento. Vocês também sabem da nossa índole e ter o apoio de vocês foi e é fundamental. Por fim quero apenas lembra-los que NÃO vamos desistir de incentivar pessoas a fazer o bem e a serem do bem. %u2B07%uFE0F continua abaixo

Uma publicação compartilhada por Juju Norremose (@jujunorremose) em


Repercussão negativa
O vídeo postado pela influencer Juju Norremose no sábado (27) recebeu críticas de anônimos e famosos na internet. A atriz, cineasta e influenciadora Maria Boop ironizou a publicação. "Melhor ainda é o look branco basiquinho e acessório mara de paninho de limpeza que vc deu pra ela. Porque ela é da família, mas nem tanto, né? Arrasou!", escreveu no Twitter. O escritor Gregório Duvivier também comentou o post. "Meu Deus", disse.

O episódio inspirou ainda uma história uma história em quadrinhos da série "Engajada", criada pelo ilustrador Leandro Assis. A abordagem das questões raciais é a principal marca do trabalho do artista, cuja HQ mais famosa é a série "Os Santos". Popular no Instagram, a narrativa conta a saga uma família de domésticas negras que atuam na casa de patrões brancos e ricos, expondo os vestígios escravocratas que permeiam essa relação trabalhista.  Veja a repercussão:






Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco