Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Artes plásticas

Galerias de arte do Recife criam alternativas para sobrevivência na pandemia

Publicado em: 03/06/2020 13:01

Obras de Ramonn Vieitez (Amparo 60), Reynaldo Fonseca (Ranulpho) e Renato Valle (Arte Plural) (Fotos: Divulgação)
Obras de Ramonn Vieitez (Amparo 60), Reynaldo Fonseca (Ranulpho) e Renato Valle (Arte Plural) (Fotos: Divulgação)


A pandemia tem provocado sérios impactos nas produções culturais. Por isso, galerias de arte têm adaptado a forma de interagir com visitantes e compradores através de plataformas digitais, com vendas e exposições de obras de seus catálogos. É o caso da Amparo 60, em Boa Viagem, que lançou um site voltado à comercialização. Situadas no Bairro do Recife, a Ranulpho lançou a primeira exposição on-line, enquanto a Arte Plural tem mostras digitais e encomenda de retratos.

"Queríamos ampliar nossos contatos através das redes sociais, incentivar o surgimento de novos e pequenos colecionadores. A proposta da galeria on-line surgiu para ampliar o campo de atuação da Amparo 60, quebrando as barreiras do espaço físico, tornando a arte mais acessível”, diz a galerista Lúcia Costa Santos. A ferramenta já era desejo antigo da galerista e estava sendo desenvolvida há alguns meses. Os planos, então, foram antecipados diante da pandemia que levou à suspensão temporária das atividades na galeria, que funciona no Edifício Califórnia.

"Os artistas do casting ajudaram muito a montar essa força-tarefa para dar conta desse momento de emergência.”Amparo 60 lançou site de venda de obras, Galeria Ranulpho e Arte Plural lançaram mostras virtuais Estão disponíveis no site amparo60.iluria.com obras de artistas da casa, como Clara Moreira, Derlon, Marcelo Silveira, Lourival Cuquinha, Fefa Lins, Alice Vinagre, Francisco Baccaro, Gilvan Barreto, Isabela Stampanoni, José Paulo, Célio Braga, Rammon Vieitez, Juliana Lapa, Rodolfo Mesquita e Rodrigo Braga. Em médio prazo, a ideia é trazer à plataforma trabalhos de artistas que não fazem parte do casting.

Reunindo fotografias, gravuras e trabalho em demais linguagens artísticas contemporâneas, o site tem a proposta de trazer um recorte de obras com valores mais acessíveis, que possam ser adquiridas por jovens colecionadores e pessoas que começam a se interessar pelo ramo. “Acho que estamos entrando num espaço do mercado ainda pouco explorado no Brasil. São poucos os sites de comercialização focados em arte contemporânea”, destaca a galerista. Para Lúcia Santos, assim como outros setores, o da arte está sendo duramente impactado pela pandemia. Artistas e galeristas sofrem com a estagnação de um mercado que, mesmo antes do coronavírus, não estava no seu melhor momento. “Fico muito preocupada com a classe. Vamos todos sofrer por um tempo. Porém, uma coisa é certa: a arte sobreviverá. Não há como não sobreviver.”

MOSTRAS
Sacrário aberto e quadro, ambos de Reynaldo Fonseca (Fotos: Divulgação)
Sacrário aberto e quadro, ambos de Reynaldo Fonseca (Fotos: Divulgação)


Após mais de cinco décadas de atividade, a Galeria Ranulpho, do marchand Carlos Ranulpho, promove a primeira exposição 100% virtual. A mostra coletiva Pérolas preciosas sofreu uma adaptação e está disponível para visitação no site www.ranulpho.com. br. Ela reúne 17 trabalhos assinados por grandes nomes ligados ao modernismo, como Vicente do Rego Monteiro, Wellington Virgolino, José Cláudio e Reynaldo Fonseca. Há ainda obras de Lula Cardoso Ayres, Alcides, Manoel Santiago, Fernando Lopes, Isolda e Ademir Martins.

A maioria dos trabalhos dialoga com símbolos sagrados, como as obras de Alcides, entre elas uma representação da Santa Ceia, e a Santa Bárbara, de autoria de Fernando Lopes. “Os 17 trabalhos da mostra podem ser designados como pérolas preciosas, porque consistem em diferentes visões de mundo, expressadas através dos mais refinados traços artísticos. Acredito que estreamos com grande pompa na modalidade virtual. Mesmo com as limitações do momento, que existem por razões nobres e necessárias, a arte deve continuar a nos emocionar e fazer refletir sobre o mundo”, opina Ranulpho.

Sem data para reabrir, a Arte Plural Galeria (APG) segue com o projeto #aartenãopodeparar, que consiste em movimentar o cenário artístico pernambucano com exposição no Instagram (@arte_plural_galeria). Desde o início da quarentena, a APG já divulgou o trabalho de mais de 15 artistas plásticos e fotógrafos integrantes de seu acervo.

Também está em vigor Retratos da quarentena, iniciativa desenvolvida pelo artista Renato Valle, que produz retratos exclusivos, criados sob encomenda, registrando pessoas no atual isolamento social. Quem tiver interesse deve enviar entre três e cinco fotos para o e-mail contato@artepluralgaleria.com.br. O artista produzirá a obra em interpretação livre, preservando as características do retratado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco