Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Pandemia

Fundaj realiza debate sobre impactos da Covid-19 na música clássica brasileira

Publicado em: 01/06/2020 16:01 | Atualizado em: 02/06/2020 14:57

 (Foto: Cláudio Dauelsberg/Divulgação)
Foto: Cláudio Dauelsberg/Divulgação

A 11ª edição do iNovaFunda, iniciativa da Fundação Joaquim Nabuco, será realizada em formato virtual nesta quarta-feira (3), das 16h às 18h30, discutindo os impactos da Covid-19 na cultura, sobretudo no nicho da música clássica. Os convidados são Myrian Dauelsberg, presidente da produtora cultural Dell’Arte, o músico Cláudio Dauelsberg, que realizará um pocket-show no final do evento, o jornalista jornalista, cronista e músico Márvio dos Anjos, que por anos dirigiu o jornal Destak, e o economista Steffen Dauelsberg. A mediação será de Mário Hélio Gomes, jornalista e gestor da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca). Para acessar o link transmissão, realizada na plataforma Zoom, clique aqui.

Além de refletir sobre a cadeia produtiva das artes, os especialistas compartilharão discussões sobre como a cultura deverá se redefinir em uma nova era digital. “São nomes de atuação internacional no setor cultural e que, também, já passaram pelo setor público. Abordaremos os impactos de modo geral e quais reflexões este momento têm gerado ao redor do mundo”, comentou o gestor da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj, Wagner Maciel.

Idealizador do projeto PianOrquestra, o pianista Claudio Dauelsberg pensa que esse é um momento de pensar em alternativas, ressaltando o experimento de ensaios virtuais. “A gente lida com o desafio do delay, que prejudica a experiência. Algo que deve ser discutido neste momento”, observa. Em sua participação, ele promete falar da importância da música no confinamento, qual o papel das lives para o equilíbrio emocional em um cenário de notícias adversas. “É entretenimento e mais do que isso. A música afeta as pessoas e é capaz de potencializar o desenvolvimento humano”, defende. 

Ao longo de sua trajetória, Claudio tocou em importantes festivais e teatros. Incluindo o Teatro de Santa Isabel, no Recife. No entanto, o retorno aos palcos é imprevisível e conta de soluções que vêm sendo discutidas no mundo: do retorno do drive-in (modelo de cinema em espaços abertos, onde se assiste dentro do carro) até salas de espetáculos onde as cadeiras ficam distantes umas das outras. Há uma expectativa de transmissões on-line feitas direto de teatros vazios. “O fato é que nos próximos anos deveremos conviver com o real e o virtual ao mesmo tempo. É uma prática que irá se consolidar ainda mais”, acredita o pianista.

Por anos à frente da Sala Cecília Meireles, em São Paulo, Myrian Dauelsberg já passou pelos conselhos de Cultura e gabinete do extinto Ministério da Cultura. Entre os anos de 1994 e 1998, atual como coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é presidente da empresa Dell'Arte, líder de mercado nas áreas clássica, e turnês brasileiras com importantes atrações das artes cênicas.

O economista Steffen Dauelsberg é sócio da Dell'Arte desde 1988. Na empresa, realizou mais de 3 mil espetáculos pela América do Sul, assumiu e desenvolveu a área comercial e de patrocínios, assim como implantou mecanismos de captação pode meio dos incentivos fiscais federal, estaduais e municipais.

Encerrando o debate,  Claudio Dauelsberg irá apresentar um pocket-show. Atendo aos diversos públicos possíveis na transmissão garante um repertório de The Beatles a Johann Sebastian Bach e da bossa-nova aos diamantes do cancioneiro nordestino, como a Asa Branca, do Rei do Baião Luiz Gonzaga.

SERVIÇO
11º iNovaFunaj: Os impactos da Covid-19 na Cultura
Onde: Transmissão via Zoom, clique aqui para acessar
Quando: nesta quarta-feira (3), das 16h às 18h30
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco