Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

DEBATE

Fundaj fará live sobre a literatura de João Cabral de Melo Neto

Publicado em: 10/06/2020 12:22

 (Foto: Divulgação/Fundaj)
Foto: Divulgação/Fundaj
Em parceria com a Flipojuca (Feira Literária do Vale do Ipojuca), a Fundação Joaquim Nabuco transmitirá ao vivo a palestra Diálogos de João Cabral com a Literatura Brasileira, na próxima sexta-feira (12), às 18h. O encontro virtual terá como palestrante um dos membros da Academia Brasileira de Letras, Antônio Carlos Secchin, e mediação de Selma Vasconcelos, da Sociedade Brasileira de Escritores Médicos (SOBRAMES) e professora da Universidade de Pernambuco (UPE). O debate será transmitido pelo perfil do Instagram @fundajoficial.

Antônio Carlos Secchin é referência sobre as obras do escritor recifense João Cabral de Melo Neto. Carioca natural do Rio de Janeiro, o poeta, ensaísta e crítico literário brasileiro, Secchin faz parte do debate que homenageia o poeta pernambucano, que se estivesse vivo teria completado 100 anos de idade em 9 de janeiro deste ano. Secchin, que também é Doutor em Letras e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicou nove livros em homenagem a João Cabral.  “Na palestra, vou comentar a relação de (João) Cabral com outros escritores pernambucanos e com o poeta Carlos Drummond de Andrade. Ele sempre admirou muito Drummond. Era uma relação poética”, disse Secchin.

Estudiosa da vida e obra de João Cabral de Melo Neto, a médica Selma Vasconcelos assume o papel de mediadora na palestra online. Ela também já publicou obras sobre o poeta pernambucano, entre elas João Cabral de Melo Neto - Retrato falado do poeta e Memória Documental de João Cabral de Melo Neto. “João Cabral, mesmo com sua poesia fincada no solo e na paisagem de Pernambuco, é universal, porque na sua poesia social reflete sobre os dramas comuns aos homens do mundo”, destacou Selma.

Um dos fundadores da Flipojuca, Eduardo Côrtes ressaltou a dedicação e a seriedade do trabalho do estudioso Antônio Carlos Secchin. “Ele é um especialista em João Cabral de Melo Neto, o maior poeta da língua portuguesa. Secchin tem propriedade para falar sobre o legado de João Cabral de Melo Neto”, comentou. 

Serviço
Diálogos de João Cabral com a Literatura Brasileira
Quando: Sexta-feira (12), a partir das 18h
Onde: Instagram da Fundaj (@fundajoficial)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Notícias do dia: Bolsonaro doente e sem máscara, futebol vetado e inscrição para testar vacina
Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para a Covid-19
Bolsonaro apresenta sintomas de Covid-19 e faz teste
Notícias de 06/07 - Covid-19 deve matar mais no interior, prefeito investigado e festa restrita
Grupo Diario de Pernambuco