Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Escritor pernambucano Gilvan Lemos terá um de seus últimos livros reeditado pela Cepe

Publicado em: 29/06/2020 17:12

Gilvan Lemos ocupou a cadeira número 26 da Academia Pernambucana de Letras (Foto: Divulgação)
Gilvan Lemos ocupou a cadeira número 26 da Academia Pernambucana de Letras (Foto: Divulgação)

Para celebrar os 92 anos que o escritor pernambucano Gilvan de Souza Lemos completaria nesta quarta-feira, a Cepe Editora decidiu lançar a publicação o romance Morcego cego (1998), um dos últimos livros do escritor. A publicação narra a vida de um personagem, Juliano, que é tomado pelo ódio, pela ambição e pelo desejo de deixar para trás o seu passado. Por conta da pandemia do novo coronavírus, ainda não há uma data de lançamento da obra.


Funcionário público, Gilvan Lemos não vivia da literatura, mas deixou mais de 30 livros impressos, entre novelas, romances e contos. Seis de suas obras já foram relançadas pela Cepe Editora entre 2012 e 2015: Os olhos da treva, O anjo do quarto dia, Emissário do diabo, Jutaí menino, Noturno sem música e Espaço terrestre.

"
É difícil pensar a trajetória da prosa pernambucana no século 20 sem passar pela obra de Gilvan Lemos, um autor cuidadoso com a linguagem, crítico da realidade social, mas antes de tudo, um exímio narrador”, afirma Diogo Guedes, editor da Cepe. "Mesmo sendo ele uma pessoa reclusa, seus livros receberam circulação nacional e prêmios; ainda assim, precisam ser mais conhecidos e lidos hoje”, completa.

Natural de São Bento do Una, no Agreste do Estado, Gilvan Lemos ocupou a cadeira número 26 da Academia Pernambucana de Letras de 2012 até falecer. O escritor morreu em 1º de agosto de 2015, aos 87 anos. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco