Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

SÃO JOÃO

Cais do Sertão terá programação especial on-line para o ciclo junino

Publicado em: 01/06/2020 17:06 | Atualizado em: 01/06/2020 17:07

 (Foto: Cais do Sertão/Divulgação)
Foto: Cais do Sertão/Divulgação

Diante da pandemia do novo coronavírus, a comemoração do ciclo junino será adaptada em todo o estado. Para levar o divertimento para a população, o Centro Cultural Cais do Sertão contará com programação especial e on-line durante todo o mês de junho. Serão realizadas receitas, bate-papos, shows, oficinas e atividades recreativas. Todo o conteúdo ficará à disposição dos usurários por meio das redes sociais do Cais e do Spotify, com playlists temáticas de artistas locais. Já estão disponíveis para audição e compartilhamento playlists especiais do cantor Josildo Sá e uma especial do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

"A migração para o online foi uma alternativa muito proveitosa para interagirmos com parceiros, admiradores e estudiosos de todo o Brasil. Neste período junino que se inicia, nossa missão é promover o acolhimento virtual a partir das nossas atividades, com novos debates e formas de se pensar a cultura na sociedade", analisa Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.


Na primeira semana de junho, as crianças poderão curtir uma programação recreativa através do Instagram do Cais (@caisdosertao). Nesta quinta-feira (5), a educadora Laís Vilar ensinará uma receita especial de cuscuz. Ao longo das semanas, serão publicados vídeos interativos com receita de pão de inhame, passos de xaxado e xote, confecção de sanfona de papel e pau de sebo, bandeirinhas e lanternas.

PAPO DE MUSEU E OLHA PRO CÉU, MEU AMOR
Além das playlists e dos vídeos interativos, o Cais continuará realizando lives. Nas terças e quintas-feiras do mês de junho, a equipe educativa, de gestão e de coordenação de conteúdo vão ter a oportunidade de promover a interlocução entre gestores de instituições culturais, pesquisadores e artistas, nos quadros Papo de Museu e Olha pro Céu, meu amor. Ao longo do mês, atrações musicais também se apresentarão para relembrar momentos marcantes da festividade. 

Nesta terça-feira (2), a equipe do Cais do Sertão realiza a primeira edição do Papo de Museu com o tema Provocações Endêmicas – Desafios dos Educativos Museais na Pós-Pandemia. O educador Sandro Santos conversa com a pesquisadora Luciara Ribeiro sobre o papel dos museus durante a pandemia e planejamento para o pós-pandemia.


Nesta quinta-feira, o papo é regado à música e histórias juninas. O primeiro ao vivo do Olha pro céu, meu amor recebe o doutor (UFPE) e mestre (UFRPE) em história Mário Ribeiro. Em bate-papo com Perácio Gondim, educador do museu, o especialista relembra as Noites festivas de junho: Histórias do São João no Recife e a importância cultural dos festejos juninos na capital pernambucana. Nos encontros virtuais, também serão discutido o protagonismo feminino no forró, a modernidade das quadrilhas juninas e as consequências da pandemia na festa do Nordeste.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco