Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

SÃO JOÃO

Cais do Sertão promove seminário sobre relações sociais e diversidade nas quadrilhas

Publicado em: 22/06/2020 16:39 | Atualizado em: 22/06/2020 16:54

Durante os dois dias do evento, pesquisadores e artistas vão discutir sobre gênero, sexualidade, gestão e integração (Foto: Chico Andrade/Divulgação)
Durante os dois dias do evento, pesquisadores e artistas vão discutir sobre gênero, sexualidade, gestão e integração (Foto: Chico Andrade/Divulgação)

O impacto do cancelamento do São João na cadeia produtiva das quadrilhas será debatido no seminário virtual Sociabilidades e Diversidade na Experiência Festiva, do Centro Cultural Cais do Sertão, que será realizado nesta quinta e sexta, dias 25 e 26 de junho. A iniciativa, fruto de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE e do Observatório de Museus e Patrimônios Culturais (Observamus), conta com o apoio da Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco (Fequajupe). Durante os dois dias do evento, pesquisadores e artistas das quadrilhas juninas de Pernambuco vão discutir sobre gênero, sexualidade, gestão e integração, em três lives no Google Meet e transmitido simultaneamente no canal do YouTube do Cais. Todas as mesas terão duas horas e meia de duração, e a ideia é provocar novos fluxos na produção do conhecimento sobre as festividades locais.

Serão três momentos de discussão, sendo um no primeiro dia, das 16h às 18h30, e no segundo dia, no mesmo horário e também pela manhã, das 10h às 12h30. A primeira mesa, nesta quinta-feira (25), vai contemplar “A experiência festiva das quadrilhas juninas: sociabilidades, interação, produção de coletividades e identidades em fluxo”. Ela será mediada pelo antropólogo, pesquisador e gestor cultural Eduardo Sarmento, da UFPE, que vai comandar o bate-papo com os professores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (UFPE) Luciana Chianca e Hugo Menezes. O doutorando em Sociologia da Universidade Federal do Ceará Thiago de Castro também participa do debate, que vai abordar a funcionalidade das festas juninas e as quadrilhas como lugares privilegiados de produção de sociabilidades específicas, de relações e vínculos sociais e de grupos. A interlocução acontece das 16h às 18h30.

Já na sexta-feira (26), os internautas vão poder acompanhar duas rodas de conversa. A primeira, das 10h às 12h30, dá voz aos quadrilheiros e artistas sobre “Gênero e sexualidade na experiência quadrilheira LGBTQI+”. Mediada pelo educador do Cais do Sertão Perácio Gondim, a conversa reúne os quadrilheiros Fábio Andrade (Quadrilha Junina Lumiar), Mel de Carvalho (Quadrilha Junina Zabumba), Stephany Araújo (Quadrilha Junina Dona Matuta) e Marcone Costa (diretor da Quadrilha Junina Tradição). O segundo turno do debate, das 16h às 18h30, prioriza os “Estudos sobre a gestão da diversidade nas quadrilhas juninas”, sob a mediação do historiador Mário Ribeiro (UPE). Participam Rafael Noleto (UFPE), Hayeska Barroso (UnB) e Liana Queiroz (UFPE).

SERVIÇO
Seminário Sociabilidades e Diversidade na Experiência Festiva
Quando: quinta-feira (25), às 16h, e sexta-feira (26), às 10h e as 16h
Onde: No canal do Youtube do Cais do Sertão
Quanto: Aberto ao público

Confira a programação

Quinta-feira (25)

16h às 18h30

Mesa 1: A experiência festiva das quadrilhas juninas: sociabilidades, interação, produção de coletividades e identidades em fluxo.
Facilitadores: Luciana Chianca, Thiago de Castro e Hugo Menezes
Mediação: Eduardo Sarmento (PPGA/UFPE)

Sexta-feira (26)

10h às 12h30

Mesa 2: Gênero e sexualidade na experiência quadrilheira LGBTQI Facilitadores: Fábio Andrade, Mel de Carvalho, Stephany Araújo e Marcone Costa Mediação: Perácio Gondim (Museu Cais do Sertão)

16h às 18h30
Mesa 3: Estudos sobre a gestão da diversidade nas quadrilhas juninas Facilitadores: Rafael Noleto, Hayeska Barroso e Liana Queiroz
Mediação: Mário Ribeiro
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco