Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Música

Sesc libera gratuitamente mais de 2.000 partituras de 319 compositores

Publicado em: 22/05/2020 13:31

Quer ampliar seu repertório, praticar mais seu instrumento, conhecer novas composições ou difundir suas composições? Acesse o Sesc Partituras em www.sesc.com.br/portal/site/sescpartituras/home/inicio e deleite-se em meio ao acervo que conta com 2.894 mil obras de 319 compositores de músicas clássicas e contemporâneas. 

Você pode selecionar gratuitamente as obras indexadas por formação ou por instrumentos. Entre as várias formações há solo, trio, quarteto, sexteto, quarteto, banda de música, big band, orquestra de cordas e orquestra de câmara. Instrumentos são mais de 50. Entre eles, dos mais comuns, como guitarra, violão, contrabaixo, voz, flauta e piano, aos menos usuais, como teremim, caxixi e esraj.

Em algumas das partituras disponibilizadas há informações sobre gênero, duração, dificuldade de execução, ano de publicação, formação, além da instrumentação e outras observações. Além de compositores e obras bem manjadas há algumas que estavam em posse apenas de instrumentistas e compositores. Entre elas, "Ciscando no Sesc", valsa de Hermeto Pascoal, muito bem transcrita pela flautista Mariana Zwarg, filha de Itiberê, contrabaixista que há muito acompanha o velho bruxo.

No intuito de incentivar a divulgação de novas composições, a plataforma possibilita que outros autores se cadastrem no site e disponibilizem as partituras de suas composições para assim ganharem maior visibilidade. Essa é uma excelente oportunidade para, em tempos de isolamento social, você se dedicar mais ao seu instrumento, conhecer mais sobre algumas peças e praticar seu som para fazer bonito no futuro, quando estiver novamente tocando em grupo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco