Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LUTO

Morre de câncer, aos 63 anos, o jornalista Gilberto Dimenstein

Publicado em: 29/05/2020 10:16 | Atualizado em: 29/05/2020 12:33

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O jornalista Gilberto Dimenstein, 63 anos, teve sua morte confirmada por amigos na manhã desta sexta-feira (29), em São Paulo. Desde 2019 lutava contra um câncer no pâncreas, com metástase no fígado. Filho de um pernambucano de origem polonesa e uma paraense, Gilberto morou boa parte de sua vida na Vila Mariana, distrito de São Paulo.
 
Formado pela Faculdade Cásper Líbero, como jornalista teve uma coluna da Folha de São Paulo, foi correspondente em Nova Iorque e atuou em jornais brasileiros como Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Última Hora, Visão e Veja. Foi um dos fundadores do site CatracaLivre, considerado um dos principais sites de notícias com enfoque na cidadania.

Foi professor visitante do programa de Direitos Humanos na Universidade de Columbia. Na campo dos Direitos Humanos, também, foi um jornalista premiado: conquistou o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, o Prêmio Criança e Paz, do Unicef, Menção Honrosa do Prêmio Maria Moors Cabot, da Faculdade de Jornalismo de Columbia, em Nova York. Também ganhou os prêmios Esso e o Prêmio Jabuti, em 1993, na categoria de não-ficção com a obra Cidadão de Papel.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco