Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PANDEMIA

Grupo Bongar lança edital destinado a mestres e brincantes da cultura popular

Publicado em: 20/05/2020 18:30

O edital será voltado para artistas do coco e dos maracatus de Baque Virado e Baque Solto. (Foto: Rennan Peixe/Divulgação)
O edital será voltado para artistas do coco e dos maracatus de Baque Virado e Baque Solto. (Foto: Rennan Peixe/Divulgação)
Os impactos da pandemia do novo coronavírus na economia brasileira têm atingido, em larga escala, o setor cultural e os reflexos estão sendo sentidos nas mais diversas áreas. É o caso dos mestres e brincantes de manifestações populares. Pensando nisso, o Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá lançou, no início desta semana, o Edital Cultura Ancestral Contemporânea Pernambucana em Casa, voltado para artistas do coco e dos maracatus de Baque Virado e Baque Solto, símbolos da cultura popular pernambucana. As inscrições seguem até a próxima terça-feira, dia 26 de maio. O resultado será divulgado no dia 5 de junho, através das redes sociais do Bongar e da Contemporânea. Os escolhidos serão contemplados com um auxílio emergencial no valor de R$ 300.

"O Bongar sempre teve a característica de trabalhar com direcionamento dos mestres, nós aprendemos com eles. Então, diante desta situação emergencial, assim como muitas comunidades estão vulneráveis, nossos mestres também estão. Não tem trabalho, convite para apresentação… Os tempos estão difíceis, mas conseguimos fazer essa articulação para lançar o edital", explicou Guitinho da Xambá, integrante do Grupo Bongar e articulador cultural.

O edital foi idealizado em parceria com a marca de instrumentos Contemporânea, e contemplará cinco artistas populares, sendo três mestres/mestras e dois brincantes. Para se inscrever, é preciso ser natural e residir em Pernambuco, preencher o formulário disponível neste link e enviar um vídeo de cinco minutos apresentando o seu trabalho. É permitido o auxílio de um músico percussionista, respeitando as orientações de distanciamento social. Mais informações através do e-mail: culturaancestralemcasa@gmail.com.

Segundo Guitinho, a iniciativa também tem o intuito de mostrar que é possível, mesmo com dificuldade e sem ajuda do poder público, construir projetos que possam contemplar a cultura popular. "Juntando os recursos da parceira Contemporânea e os colaboradores mensais do Centro Bongar, conseguimos reunir recursos para que pudéssemos, nesse momento, criar um edital", afirma. De acordo com o articulador, a ideia é reunir novos parceiros para que seja possível lançar novos editais destinados a novos artistas e demais manifestações culturais do estado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco