Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Música

Com pernambucana Lara Klaus, projeto Ladama lança lyric video

Publicado em: 21/05/2020 16:17 | Atualizado em: 21/05/2020 16:18

Sara Lucas, Mafer Bandola, Daniela Serna e Lara Klaus (da esquerda para direita) formam o Ladama. (Foto: Yanina Ma/Divulgação)
Sara Lucas, Mafer Bandola, Daniela Serna e Lara Klaus (da esquerda para direita) formam o Ladama. (Foto: Yanina Ma/Divulgação)
O projeto Ladama, formado por quatro mulheres de diferentes países da América, lança nesta sexta-feira (22) um lyric video para a faixa Nobreza, que vai integrar o álbum Oye Mujer (Six Degrees Records). O grupo é formado pela pernambucana Lara Klaus (bateria) juntamente com a venezuelana Mafer Bandola (bandola llanera/voz), a colombiana Daniela Serna (tambor alegre/voz) e a estadunidense Sara Lucas (guitarra/voz). Nobreza, que tem vocais de Lara Klaus, ainda conta com participação especial dos pernambucanos Spok, no saxofone, e Lucas dos Prazeres, na percussão. Com direção da produtora Produções Ordinária, o vídeo é uma animação stop motion com recortes e motion digital.

A sonoridade da faixa é baseada na mistura de ritmos afro-brasileiros. No âmbito das temáticas, fala sobre a luta cotidiana da classe trabalhadora no Brasil e reflete como ainda existem pessoas que enfrentam as dificuldades com honestidade e dignidade. Este foi o mote que inspirou Marila Cantuária, uma das sócias da Produtora Ordinária, para o lyric video.

"A partir da letra da música, cujo tema foi recebido por nós como uma homenagem às mulheres trabalhadoras, às diversas culturas e identidades dissidentes na América Latina, eu e Chia Beloto pensamos em como criar uma estética que remetesse tanto ao digital, quanto ao recorte cru, para representar imageticamente o trabalho da banda e compor com as tipografias digitais, já que nossa animação é feita com recortes de verdade. Tudo foi animado manualmente e fotografado, para depois receber finalização digital, um processo muito delicado e minucioso", conta Marilia.

A estreia do Ladama foi em 2017, com álbum um homônimo de dez faixas. Oye Mujer, segundo disco do projeto, será "uma declaração urgente para mulheres de todo o mundo". O projeto foi gravado junto com o baixista Pat Swoboda, de Nova York, e o conhecido produtor brasileiro Kassin (que já trabalhou com Jorge Ben, Bebel Gilberto, Caetano Veloso). As artistas compuseram dez novas músicas cantadas em três línguas: espanhol, português e inglês.

Com lançamento marcado para junho, o Oye Mujer procura "canalizar a força das mulheres diante das crises globais, da destruição climática sem precedentes e políticas de imigração injustas". Os convidados especiais em destaque no disco incluem Betsayda Machado e Mesticanto (Venezuela), Spok e Lucas dos Prazeres (Brasil) e Eliot Krimsky (Nova York).

Confira o link do vídeo (disponível a partir de 22 de abril):




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco