Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Cinema

Cinema da Fundação anuncia festival online de curtas-metragens

Publicado em: 21/05/2020 18:33

O Cinema da Fundação anunciou, nesta quinta-feira (21), a iniciativa FestCurtas Fundaj 2020 - I Festival Nacional de Curtas do Cinema da Fundação On-line, primeiro festival virtual promovido pela Fundação Joaquim Nabuco e aberto a diretores de todo o país. A realização deve ocorrer na primeira semana de julho. Podem participar filmes de até 30 minutos nos gêneros ficção, documentário ou animação. Os filmes podem ser inscritos até o próximo dia 15 junho.

Os realizadores interessados devem conferir o regulamento, se inscrever e enviar seus filmes pelo site festcurtasfundaj.com.br. Na inscrição serão aceitos curtas produzidos a partir de junho de 2018. Os filmes selecionados serão anunciados a partir de 25 junho. O FestCurtas também terá sua versão presencial no Cinema da Fundação, tão logo suas salas sejam reabertas com o fim do isolamento social.

De acordo com Ana Farache, Coordenadora do Cinema e da Cinemateca Pernambucana da Fundaj, já existia entre a equipe a vontade de promover um festival do Cinema da Fundação desde o ano passado. Os recentes acontecimentos provocados pela pandemia aceleraram a execução da ideia. "Consideramos providencial realizar o festival exatamente agora, no meio desta pandemia, justamente quando toda a cultura passa por um momento de tantas dificuldades e incertezas", diz.

"Queremos contribuir, enaltecer e animar, como nos é possível, o setor do audiovisual no país”, conclui Ana, que ressalta o o apoio recebido da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj, dirigida por Mario Hélio Gomes. Também destaca a dedicação da equipe do cinema e da cinemateca apesar de todas as dificuldades impostas pelo isolamento social.

Seleção e premiação
Todos os filmes recebidos serão submetidos à Comissão de Seleção do FestCurtas Fundaj 2020. "A escolha da comissão é soberana, irrevogável e atenderá a critérios estritamente técnicos, artísticos e éticos. O resultado da seleção dos filmes a serem exibidos no FestCurtas Fundaj 2020 será divulgado no site do festival e da Fundaj, nas mídias sociais do Cinema, da Cinemateca Pernambucana e demais espaços on-line da Fundação Joaquim Nabuco", destaca o regulamento.

A premiação será definida por um Júri formado por membros de notório saber que concederá prêmios para melhor ficção, documentário e animação. O FestCurtas terá ainda o prêmio do público, escolhido por votação online. A produção local será contemplada ainda com o Prêmio Cinemateca Pernambucana.

O diretores premiados de outros estados, receberão passagens áreas e diárias para participarem da Mostra do FestCurtas Fundaj 2020, no Cinema da Fundação, no Recife. A mostra presencial acontecerá assim que suspenso o isolamento social e o cinema volte às atividades normais. Os diretores premiados do Estado e o diretor agraciado com o Prêmio Cinemateca Pernambucana da Fundação Joaquim Nabuco, além de participarem da Mostra FestCurtas Fundaj 2020 presencial, receberão passe livre para frequentarem as salas do Cinema da Fundação (com um acompanhante), durante dois meses, tão logo o cinema seja reaberto.

Todos os vencedores receberão Selos de Premiação e Certificados, além de terem seus filmes exibidos dentro da programação semanal do Cinema da Fundação (salas no Derby e no Museu), durante uma semana, cada.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco