Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Artes plásticas

Site do Itaú Cultural oferece passeio virtual em 360 graus por exposição

Publicado em: 02/04/2020 14:12

Construção (2006). (Foto: Ding Musa/Divulgação)
Construção (2006). (Foto: Ding Musa/Divulgação)

A mostra Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu, encerrada durante neste período de isolamento social, pode ser visitada a partir de 6 de abril no site itaucultural.org.br. Com curadoria de Paulo Herkenhoff e presente em três andares do Itaú Cultural, a mostra foi transposta para o digital por meio de uma câmera 360 graus, que dá liberdade para o visitante se mover livremente pelos espaços, tendo uma visão completa da exposição. 

Em aproximadamente cinco minutos de vídeo, o público virtual é conduzido pelos três pisos do espaço expositivo, podendo escolher para qual eixo da mostra pretende olhar enquanto a própria artista comenta o processo de construção da curadoria e a seleção que faz uma panorâmica de 30 anos de sua produção. Sandra Cinto comenta, ainda, o seu processo de criação e referências, deixando-se também, por vezes, perder-se em devaneios, transbordando seu lado poético e sensível.

Para a realização desta visita online, o Núcleo de Audiovisual e Literatura da instituição se baseou em textos e entrevistas da artista. Neste diálogo entre o seu pensamento e o visitante, por meio da tela, por exemplo, foram exploradas pausas mais longas em determinados espaços e elaborada uma paisagem sonora, com sons de água, proporcionando uma verdadeira imersão em seu universo.

Partitura (2014), uma das obras da mostra. (Foto: Ding Musa/Divulgação)
Partitura (2014), uma das obras da mostra. (Foto: Ding Musa/Divulgação)
Neste recorte audiovisual, Sandra fala sobre a importância da educação em sua obra e descreve o espaço como um ambiente amoroso. "Penso que o desenho é a linguagem principal na minha obra", afirma Cinto. Ainda em diálogo com sua produção, ela promove uma reflexão: "Propor hoje um trabalho que precisa de tempo é nadar contra a corrente dessa loucura que virou a vida cotidiana em que tudo é para ontem. Tempo é uma das coisas mais preciosas que temos e o que nós fazemos com o que nós temos de mais precioso?”, finaliza, dando margem para que o público construa com ela sentidos e significados para as obras.

Conteúdo para isolamento
Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, a organização tem intensificado a produção de materiais e conteúdos pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br. 
Para saber mais sobre Sandra Cinto, veja também no site do Itaú Cultural.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco