Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Pandemia

Plataforma possibilita criação de artes para projeções em todo o Brasil

Publicado em: 03/04/2020 21:16

Projeção no Caís da Alfândega, no Bairro do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Projeção no Caís da Alfândega, no Bairro do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

"Vai dar Tudo Certo", "Ficar Em Casa É o Remédio Mais Barato Contra o Corona Vírus" e "Todo Mundo Deveria Ter o Direito de Ficar em Quarentena" são algumas das muitas frases projetadas em diferentes capitais do Brasil desde o início da pandemia do coronavírus. Parte dessas intervenções urbanas estão sendo realizadas pelo Coletivo Projetemos, que agrega de todo o mundo. No Recife, as ações estão sendo encabeçadas por Mozart Santos, que já realizou intervenções no Bairro do Recife.

A novidade é que a ação social não está limita apenas aos VJs profissionais. Agora, qualquer pessoa pode participar através de um site, criado como ferramenta para aqueles que têm algo a falar. O www.projetemos.com.br é basicamente um aplicativo de criação de textos. Os usuários podem criar e editar com vários fundos coloridos. A ferramenta ainda funciona como um Video Mapping. Quando o mouse chega perto de um dos quatro cantos da imagem, uma bolinha de arrastar surge e pode-se mapear uma arquitetura e projetar a imagem.


"Recebemos dezenas de mensagens diariamente em nossas redes sociais de pessoas querendo saber como faz para poder projetar. Criamos a ferramenta pra elas. Agora é só apontar o projetor pra parede e escrever. Estamos deixando o poder onde é o lugar dele, com o povo", diz Mozart Santos.

"O site e a hashtag #projetemos foram criadas para juntar ideias de pessoas que estão em quarentena durante este momento tão difícil", completa o VJ Spencer, que soma aos profissionais que atuam no combate ao vírus, em São Paulo.

"O Vjing é um instrumento muito potente e de alto impacto urbano. Criamos projeções que podem ser vistas por centenas de pessoas ao vivo e por mais milhares em compartilhamento de registros das ações", conta o recifense Mozart Mozart. "Somos um grupo grande de artistas de várias expertises, vídeo makers, designers, jornalistas, poetas, todos juntos criando abordagens lúdicas e que façam bem para o corpo e para a alma".

Confira mais registros de intervenções:

 (Foto: #Projetemos)
Foto: #Projetemos


 (Foto: #Projetemos)
Foto: #Projetemos


 (Foto: #Projetemos)
Foto: #Projetemos
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco