Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Música

Pernambucano PC Silva lança clipe em homenagem à avó

Publicado em: 09/04/2020 19:52 | Atualizado em: 10/04/2020 13:30

 (Foto: Felipe Schuler/Divulgação)
Foto: Felipe Schuler/Divulgação

O cantor e compositor PC Silva, nome da nova geração pernambucana, lançou nesta quarta-feira (8) o clipe de Meu amorzim, o primeiro single do álbum Amor, saudade e tempo. O lançamento do primeiro disco solo do artista estava previsto para maio, mas foi adiado para o segundo semestre devido à pandemia do covid-19.

O vídeo foi gravado na Zona Rural de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, sua terra natal. A direção de fotografia e%u0301 de Felipe Schuler, com produção e fotografia adicional de Álvaro Severo. Eles realizaram as filmagens nos arredores da cidade e contaram com a colaboração de moradores das localidades tanto na produção quanto na figuração.

"O próprio cenário é personagem fundamental do clipe. Gravamos nas imediações da casa da fazenda de Álvaro. Essa casa em questão está lá erguida a mais de uma centena de anos. Foi testemunha de conflitos da época do cangaço e nos serviu de apoio durante os dias de gravação. Lugar de muita memória", conta PC, em entrevista ao Viver

"Conseguimos trazer todo o sentimento que só o tempo é capaz de impor nas coisas. Uma saudade que de certa forma está impregnada nas paredes da memória daquele lugar que nada mais é do que a representação de nos mesmos. A gente, enquanto indivíduo, carrega ao longo da estrada os nosso sentimentos. O amor que temos pelas pessoas, no amaciar do tempo, se transforma inevitavelmente em saudade. Acho que conseguimos colocar esse sentimento dentro do clipe. Esse era mesmo o plano", continua.

Canção
 (Foto: YouTube/Reprodução)
Foto: YouTube/Reprodução
A canção Meu amorzim, inclusive, é permeada por saudade. Tem inspiração na religiosidade de sua avó, rezadeira em Serra Talhada. Joaquina faleceu em 2018, aos 94 anos. A música faz alusão aos ritos religiosos de um cristianismo popular bastante caracteri%u0301stico do Serta%u0303o nordestino. Joana Terra, Luiza Fittipaldi, Jr. Black, Marcello Rangel e Juliano Holanda, que é produtor musical da música do álbum, fazem coro na canção, que conta ainda com uma introdução feita pela matriarca.

"Ela me ensinou uma oração para pedir proteção diariamente contra tudo de ruim no mundo. Essa reza faz mais sentido nos dias de hoje", explica o artista. "É com ela, minha avó, que abro essa nova fase do meu trabalho. É com essa oração que lanço esse clipe, na expectativa de que tudo de ruim se afaste o mais depressa possível de todos nós. De onde ela estiver, sei que está nos abençoando nesse momento".

Meu amorzim consegue reunir um pouco de tudo o que o álbum Amor, Saudade e Tempo deve trazer, seja na temática ou no ambiente sonoro. "Na síntese das letras que escrevi, essas três palavras se sobressaem e costuram o álbum de forma incisiva", finaliza.

Histórico
PC Silva atua artisticamente desde 2012. Ale%u0301m de cantor, instrumentista e compositor, já dirigiu e roteirizou o musical Todas as vidas do mundo, em 2017. Também foi integrante da bandavoou até 2015. Sua estética tem um olhar delicado e complexo, com temáticas universais e cotidianas. Atualmente, ele é um dos integrantes do coletivo Reverbo.

Assista ao clipe:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco