Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Literatura

Concurso internacional vai premiar texto inédito sobre obra de Gilberto Freyre

Publicado em: 01/04/2020 19:45

Gilberto Freyre em Apipucos. (Foto: Acervo Pessoal)
Gilberto Freyre em Apipucos. (Foto: Acervo Pessoal)
A Fundação Gilberto Freyre, em parceria com a Global Editora, lançou o I Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre 2020-2021. Neste ano, quando se comemora a efeméride de 120 anos de nascimento de Gilberto Freyre (1900-1987), a premiação (que já está em sua oitava edição) se tornou internacional. Os ensaios podem ser assinados por autores de quaisquer nacionalidades, mas precisam ser submetidos à comissão de seleção em língua portuguesa. Não há uma temática restrita para participar: o pesquisador deve discutir um tema ou aspecto do conjunto da obra de Gilberto Freyre.

"O concurso possibilita o cumprimento de uma das nossas missões como fundação, que é disseminar as pesquisas que têm sido realizadas em todo o mundo sobre a obra de Freyre", comenta Jamille Barbosa, gerente editorial e de acervos e coordenadora de projetos da Fundação Gilberto Freyre.

Os trabalhos inscritos na seleção precisam ser inéditos, nunca terem sido publicados em revistas, livros ou meios eletrônicos, e devem ter, no mínimo, 100 páginas. As inscrições vão até o dia 15 de novembro. O autor - ou os autores - do trabalho escolhido pela comissão julgadora vão receber R$ 20 mil de prêmio e terão a obra publicada pela Global Editora. A expectativa é que a premiação seja divulgada até o final do mês de fevereiro do ano que vem e que a obra esteja nas livrarias no segundo semestre de 2021.

As inscrições podem ser feitas na Fundação Gilberto Freyre, no Recife, na Global Editora, em São Paulo, ou pelos Correios. O regulamento do concurso está disponível no site da Global Editora (www.globaleditora.com.br).

SERVIÇO
I Concurso Internacional de Ensaios – Prêmio Gilberto Freyre 2020-2021
Período de inscrições: Até 15 de novembro
Critérios: Temáticas diversas da obra de Gilberto Freyre, textos inéditos escritos em língua portuguesa, autor (es) de qualquer nacionalidade
Premiação: R$ 20 mil + publicação pela Global Editora
Informações: www.globaleditora.com.br
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco