Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Música

Quarteto de violoncelos da Orquestra Criança Cidadã faz concerto gratuito no Recife

Publicado em: 11/03/2020 13:50

 (Foto: Orquestra Criança Cidadã/Divulgação)
Foto: Orquestra Criança Cidadã/Divulgação
O Quarteto de Violoncelos da Orquestra Criança Cidadã faz sua estreia na Galeria 1 da Caixa Cultural Recife, no Bairro do Recife, neste sábado (14), às 19h. O projeto vai apresentar repertório diversificado, mesclando peças eruditas e populares. Entre os temas programados para a apresentação do grupo de câmara fundado em 2019 por alunos do projeto sociomusical, estão composições de J.S. Bach (Ária na corda sol, Prelúdio da suíte n° 2, Sarabanda da suíte n° 2) e Mozart (Ave verum corpus). A entrada é gratuita.

O grupo ainda levará ao público gêneros como tango (Por uma cabeza, Oblivion, Libertango), rock (Nothing else matters), choro (Carinhoso) e samba (Trem das onze), entre outros. Partituras pensadas exclusivamente para conjunto de violoncelos foram uma experimentação pioneira do compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959), que consagrou esse tipo de grupo nas Bachianas Brasileiras n° 1 e 5 (nesta, acompanhando o soprano solista), e na Fantasia concertante. 

O Quarteto de Violoncelos da OCC é composto pelos músicos Davi Christian, Diego Dias, Gabriel David e Miqueias Santana. Em dezembro de 2019, o grupo chegou a fazer uma apresentação de demonstração na Galeria 2 da Caixa Cultural Recife, durante a exposição fotográfica O azul da CAIXA nos acompanha, em celebração aos 10 anos de apoio e incentivo da Caixa Econômica Federal, patrocinadora máster da Orquestra Criança Cidadã.

O violoncelista Miqueias Santana fala sobre o que espera do novo espetáculo e explica a escolha do repertório. "A expectativa é sempre a melhor. Dessa vez, vamos fazer uma apresentação no Teatro da Caixa Cultural do Recife, um espaço maior, e com um repertório mais extenso. Buscamos sempre trazer peças eruditas e populares visando agradar ao público", diz, em comunicado enviado à imprensa. O concerto do Quarteto de Violoncelos da OCC na Caixa Cultural Recife também contará com a participação especial do percussionista Thierry Santos.

A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque é um projeto social realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, incentivado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master da CAIXA Econômica Federal e do Governo Federal.

SERVIÇO
Quarteto de Violoncelos da OCC na CAIXA Cultural Recife
Onde: CAIXA Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife)
Quando: 14 de março de 2020 (sábado), a partir das 19h
Quanto: Gratuito
Informações: (81) 3425-1915
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Estados Unidos podem ser novo epicentro do vírus
Coronavírus em Pernambuco - resumo de 24/03/2020
Moda: aproveite o tempo em casa para desenvolver seu estilo pessoal
Chefe da ONU pede cessar-fogo imediato e global diante do avanço do coronavírus
Grupo Diario de Pernambuco