Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

STREAMING

Por causa do coronavírus, lançamento de filmes em plataformas de streaming é antecipado

Por: FolhaPress

Publicado em: 26/03/2020 15:13

 (Fotos: Divulgação)
Fotos: Divulgação
O fechamento de salas de cinema em todo o mundo, devido à pandemia do novo coronavírus, foi um baque nas receitas de estúdios, que viram os ganhos de bilheteria se reduzirem a níveis irrisórios.
Enquanto exibidores tentam pensar em maneiras de contornar a crise, apelando inclusive para apoios governamentais, as distribuidoras têm recorrido a outro expediente: antecipar o lançamento online de filmes que tiveram sua carreira no cinema abreviada. A Warner, por exemplo, adiantou a estreia de Aves de rapina: Arlequina e sua emancipação fantabulosa, filme solo da ex-namorada do Coringa que é uma espécie de sequência de Esquadrão suicida, para esta quinta (26), no Google Play e AppleTV.

O filme estreou no Brasil em 6 de fevereiro e, cerca de 40 dias depois, os governos estaduais começaram a recomendar o fechamento das salas de cinema, encurtando a vida útil do blockbuster da DC Comics. Nos Estados Unidos, onde o filme fazia uma bilheteria considerada decepcionante para o tamanho do investimento do estúdio, Aves de rapina também teve sua estreia antecipada no streaming. A diretora Cathy Yan disse ao New York Times que não se opôs à ideia, ainda que tenha ressaltado que a experiência na sala de cinema é sempre melhor. Outro filme que teve sua estreia antecipada nas redes foi Você não estava aqui, de Ken Loach, distribuído no Brasil pela Vitrine.

O cinéfilo em quarentena poderá ver o filme, que competiu Festival de Cannes no ano passado, a partir de 1º de abril nas plataformas Now, iTunes, Vivo Play, Google Play e YouTube Premium. Tendo estreado em 27 de fevereiro, o longa sobre a "uberização" de uma família de trabalhadores teve pouco mais de duas semanas de carreira no circuito brasileiro. Na indústria americana, a Universal Pictures foi o estúdio que tomou a frente nesse tipo de iniciativa, adiantando o lançamento online de filmes que ficaram pouco tempo em cartaz, como o horror The hunt (a caçada), a adaptação de Jane Austen Emma e O homem invisível, terror que estreou no Brasil em fevereiro.

O braço brasileiro da distribuidora não respondeu à reportagem sobre a possibilidade de o movimento ser replicado também por aqui. O avanço do coronavírus fez a Universal ir além e tomar uma iniciativa inusitada -programar, nos EUA, a estreia de Trolls world tour para 10 de abril nos cinemas que estiverem abertos no país e, simultaneamente, nas plataformas de streaming. O movimento representa a quebra de um certo tabu para os grandes estúdios cinematográficos, que sempre se mostraram resistentes à diminuição da janela entre lançamentos em cinemas físicos e online. Quem sabe o coronavírus não sirva para acelerar a mudança.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco