Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Literatura

Casa-Grande Severina: Livro reúne artigos sobre Freyre e João Cabral

Publicado em: 11/03/2020 11:35

Mário Hélio, Xico Sá e Katia Mesel são alguns nomes que assinam textos na publicação. (Tarciso Augusto/DP, Daniel Marenco/Divulgação e Thalyta Tavares/DP)
Mário Hélio, Xico Sá e Katia Mesel são alguns nomes que assinam textos na publicação. (Tarciso Augusto/DP, Daniel Marenco/Divulgação e Thalyta Tavares/DP)
Em dezembro de 2019, o Seminário Internacional Casa-Grande Severina: 120 anos Gilberto Freyre, 100 anos João Cabral de Melo Neto reuniu vários estudiosos e pesquisadores das obras dos dois autores, que eram primos, na Fundação Joaquim Nabuco. Em fevereiro deste ano, e Editora Massangana publicou um livro de mesmo título, organizado por Marcelo Abreu. O volume reúne contribuições de vários participantes do seminário do ano passado, como Antônio Campos (Ideias que se concretizam) e Mário Hélio (Sobre estas e outras Casas-Grandes Severinas).

"O presente livro apresenta conferência e palestras proferidas no encontro e contribuições sobre o tema dos especialistas convidados. Os textos apresentados vão de depoimentos sobre a relação pessoal dos conferencistas com os dois autores até trabalhos de caráter mais acadêmico”, escreve Marcelo Abreu, em nota editorial. “Essa diversidade de abordagens reflete um pouco o que foi a vida de Freyre e de Cabral. Autores que, cada um a seu modo, tiveram trajetórias intelectuais e pessoas diversificadas que incluíram, além de publicações e conferências, viagens, entrevistas a jornalistas, todo com uma sólida convivência, pelo menos com suas extensas obras".

Em seu artigo, o espanhol Antonio Maura discorre sobre as marcas hispânicas na obra de Freyre e Melo Neto. O jornalista cearense Xico Sá relembra dos seus encontros com Gilberto e João "entre licores, aspirinas e cafés" nos tempos que era repórter dos jornais Estadão e Folha de S Paulo. Fátima Quintas contribui com uma minibiografia de Freyre. O historiador Anco Márcio Tenório Vieira, a jornalista Ana Farache, o poeta Arnaldo Saraiva, o advogado Joaquim Falcão, a cineasta Katia Mesel, o pesquisador Moacir dos Anjos são outros colaboradores do livro.

Confira a capa de Casa-Grande Severina:

 (Foto: Editora Massangana/Divulgação)
Foto: Editora Massangana/Divulgação

Legado na Espanha
Além do seminário Casa-Grande Severina, o legado de Freyre foi destaque do Congresso Internacional de Ciências e Humanas de 2020, promovido pela Universidade de Salamanca, na Espanha, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco. Com o tema A obra de Gilberto Freyre nas Ciências Sociais e Humanas na contemporaneidade, o encontro discutiu a relação do pernambucano com o país europeu e as relações entre o Brasil e a Espanha, explorada pelo sociólogo que desenvolveu o conceito “hispanotropicologia”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais lidas

mais lidas

Estados Unidos podem ser novo epicentro do vírus
Coronavírus em Pernambuco - resumo de 24/03/2020
Moda: aproveite o tempo em casa para desenvolver seu estilo pessoal
Chefe da ONU pede cessar-fogo imediato e global diante do avanço do coronavírus
Grupo Diario de Pernambuco