Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PROGRAMAÇÃO

Aliança Francesa promove atividades gratuitas para o Dia da Francofonia

Publicado em: 10/03/2020 11:10 | Atualizado em: 11/03/2020 11:41

No dia 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Francofonia. (Foto: AFP)
No dia 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Francofonia. (Foto: AFP)
A língua francesa é uma das mais influentes e culturalmente reverenciadas do mundo. No dia 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Francofonia e para celebrar a cultura francesa, a Aliança Francesa Recife preparou uma programação especial durante todo o mês. As atividades vão da próxima quinta-feira (12) até a última quinta do mês (26). Entre as ações da programação estão sessões de filmes, encontro com o ilustrador e cartunista francês Jean-Denis Pendanx e concurso cultural para os amantes da língua.
 
Os tradicionais quadrinhos franceses, conhecidos como bande-dessinés, foram escolhidos como a linguagem para protagonizar a programação. Já nesta quinta-feira (12), às 19h, será realizada uma sessão especial da animação Minga e a colher quebrada. A exibição acontece no auditório Atelier Cinéma, sala de cinema da Aliança Francesa no Derby, com entrada gratuita e vagas limitadas.

Já na segunda-feira (16), o evento recebe o ilustrador e cartunista francês Jean-Denis Pendanx, um dos principais nomes do mundo dos quadrinhos franceses na atualidade. O ilustrador publicou sua primeira HQ, Diavolo le solennel, em 1991, numa coprodução com Doug Headline. Em 1993, lançou o primeiro volume de Labyrinthes, com Dieter e Serge Le Tendre, e em paralelo trabalhou no desenho animado Corto Maltese, com produção da Ellipsanime. No evento o criador vai falar um pouco sobre sua carreira e explicar o passo a passo da produção de quadrinhos. Os encontros acontecem em dois horários: das 16h às 18h e das 19h às 21h. A participação é gratuita para estudantes da Aliança Francesa e custa R$ 10 para o público em geral. 
 
A programação conta também com o concurso de redação La Plume D'Or 2020 (A Pluma de Ouro), uma iniciativa da associação Défense de la Langue Française (DLF), voltada para todos os alunos das Alianças Francesas, a partir do nível A2. O concurso será realizado na quarta-feira (18), das 17h às 19h. As inscrições estão abertas e o tema será divulgado no dia. Todos os participantes concorrem a uma viagem de uma semana para Paris. Fechando a programação, na quinta-feira (26), tem mais uma edição do Atelier Cinéma, também às 19h, com a exibição da animação belga O Quadro, de Jean-François Laguionie. No filme, personagens tomam vida em um quadro inacabado. 
 
Serviço
Mês da Francofonia na Aliança Francesa
Quando: Quinta-feira (12) até quinta-feira (26)
Onde: Aliança Francesa, Rua Amaro Bezerra, 466
Quanto: Gratuito 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Estados Unidos podem ser novo epicentro do vírus
Coronavírus em Pernambuco - resumo de 24/03/2020
Moda: aproveite o tempo em casa para desenvolver seu estilo pessoal
Chefe da ONU pede cessar-fogo imediato e global diante do avanço do coronavírus
Grupo Diario de Pernambuco