Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Rec-Beat 2020 anuncia Josyara como primeira atração

Publicado em: 14/01/2020 13:09

A baiana se apresenta pela primeira vez no Recife. (Foto: Divulgação)
A baiana se apresenta pela primeira vez no Recife. (Foto: Divulgação)
A primeira atração confirmada para o Rec-Beat 2020 é a cantora, compositora e violonista baiana Josyara. A artista se apresenta pela primeira vez em Pernambuco, tocando as músicas do show de seu segundo disco, Mansa fúria. Esse ano o festival chega aos seus 25 anos e será realizado entre os dias 22 e 25 de fevereiro, durante o Carnaval do Recife, no Cais da Alfândega. A entrada é gratuita.

Mansa fúria é uma busca pela reconexão da artista com suas raízes do sertão baiano. O encontro com o mar na capital soteropolitana, as frutas, a aridez da terra, a religiosidade afro-brasileira e a ancestralidade estão bastante presentes nas músicas do álbum. Além disso, explora temas como a luta contra o racismo e liberdade sexual.  "Não é fácil ser mulher e se abrir desse jeito, libertar o corpo e se assumir dona de si. Mas estamos no caminho de crescimento, estamos amplificando o olhar. Gosto de dizer o que sou e compartilhar esses sentimentos que são vividos por muitos”.

Em sua sonoridade, Josyara utiliza de uma musicalidade inventiva que mescla elementos da voz e violão com texturas eletrônicas experimentais. “Percebi que minhas canções refletem muito as águas e seus movimentos. É como meu corpo reage. Uma hora maré mansa, outra mar revolto, rio na enchente. Eu transbordo demais. Mansa Fúria também é o nome da música mais antiga do disco, tem cerca de 10 anos. E quando a escolhi vi que tinha uma força grande que ainda carrego comigo. Nela diz 'por que eu quero é viver na mansidão, mansa fúria como o mar'. As outras canções falam também muito nessa calmaria raivosa de como levo a minha vida”, diz a artista. O festival tem patrocínio da Prefeitura do Recife e incentivo do Funcultura - Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.

Rec-Beat Caruaru
O evento confirma, pelo terceiro ano consecutivo, edição especial em Caruaru, agreste do Estado. Será no dia 15 de fevereiro, a partir das 16h na Estação Ferroviária, no centro da cidade, com entrada gratuita. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Caruaru e Fundação de Cultura e Turismo. As atrações serão anunciadas em breve.
 
Serviço:
Festival Rec-Beat 2020 - 25ª edição
Quando: 22 a 25 de fevereiro de 2020  (sábado até a terça-feira de Carnaval), às 19h30
Onde: Cais da Alfândega, Bairro do Recife
Quanto: Gratuito

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco