Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Música

Maestro Edson Rodrigues e Bloco das Flores são os homenageados do Carnaval do Recife 2020

Publicado em: 14/01/2020 15:47 | Atualizado em: 14/01/2020 19:02

 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Maestro Edson Rodrigues e o Bloco das Flores são os homenageados do Carnaval do Recife em 2020. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) em uma transmissão ao vivo no Instagram, acompanhado pela secretária de Cultura do Recife, Lêda Alves,  do presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, e da secretária de Turismo e Lazer, Ana Paula Vilaça.

"Estou muito feliz, eles mostram muito da nossa história, da nossa cultura, da força que o Recife tem nessa diversidade. Uma homenagem bonita que dá início ao Carnaval do Recife 2020", afirmou o prefeito.

Maestro, arranjador, saxofonista e compositor, Edson Rodrigues pertence à chamada segunda geração do frevo, a quem coube a missão de continuar o que compositores como Capiba e Nelson Ferreira fizeram pela cultura pernambucana. O artista escreveu uma parte considerável da história recente do gênero. Estreou no Carnaval com a Orquestra Itapoã, nos idos de 1957.

“É sempre bom quando as coisas acontecem sem que a gente espere. Eu sempre trabalhei no Carnaval. Este ano eu comemoro 63 anos de música e folia. A música e o Carnaval me deram grandes alegrias, por causa deles eu conheci o mundo, tocando o Frevo, mostrando a nossa cultura. É uma emoção muito legal, temos que estar prontos para as coisas boas da vida, e essa é uma das coisas legais que aconteceram ainda vivo”, ressaltou o maestro.

Outros ritmos também embalaram a sua carreira. Ele foi pioneiro na introdução do jazz no Recife, fundou a Banda Municipal do Recife, da qual foi regente entre 1979 e 1983. Também é graduado em jornalismo, geografia e música em universidades, atuando como professor do Conservatório Pernambucano de Música por muitos anos.

Já o Bloco das Fores foi o primeiro Bloco Carnavalesco Liríco criado no Recife, em 1920. Surgiu a partir da reunião de um grupo de intelectuais, amigos e foliões, a exemplo de jornalistas, artistas e compositores de carnavais saudosos, como Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon e Raul Morais.

O bloco chegou a encerrar suas atividades por alguns anos, por consequência do falecimento do seu benfeitor Pedro Salgado e também de Raul Moraes, compositor e regente da orquestra. No ano de 2000, uma nova geração de intelectuais e artistas resolveu fundar um bloco lírico e batizá-lo com o mesmo nome, em honra e graça ao bloco e à festa de outrora. Desde então, o Bloco das Flores se apresenta anualmente, arrastando multidões atrás da orquestra de pau e corda.

“Não é todo dia que se faz 100 anos. Nada paga a emoção de hoje, o que vamos passar ainda no Carnaval, o trabalho que nós estamos tendo, nossa fantasia, que está muito bonita. É uma sensação inexplicável. Gostaria de agradecer e dizer que é muito gratificante esse reconhecimento”, afirmou a presidente. 

Em 2019, os homenageados do carnaval do Recife foram Gerlane Lops e Belo Xis, sambistas de longa data na cidade. O compositor Jota Michiles e a cantora Nena Queiroga foram os de 2018.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco