Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Prévias

Garoto de Vassoura ganha as ruas do Sítio Histórico de Olinda neste domingo

Publicado em: 11/01/2020 10:00

Foto: Reprodução/Instagram
 
Na tarde deste domingo (12), a Troça Carnavalesca Mista Garoto de Vassoura irá ganhar as ruas do Sítio Histórico de Olinda junto aos foliões apaixonados. A concentração será ao meio-dia na Praça de São Pedro, no Carmo. Já o desfile acontecerá às 17h30. A troça será conduzida pela Orquestra Henrique Dias, através do Maestro Babá e pelos passistas da Cia Frevança. 

O Garoto de Vassoura foi fundado no dia 3 de março de 1989 no bairro do Guadalupe, na Cidade Alta. Ele desfila oficialmente na segunda de carnaval e é conduzido pelo manipulador Carlos Alberto Fernandes, o Carlos da Burra, que também dá vida aos gigantes Homem da Meia-Noite e John Travolta. 

“Não tem como explicar, é uma emoção que dá vontade de chorar”, conta Ruhan Vinícius, 20, um dos diretores do grupo.  “É um sentimento muito forte. Primeiro que minha família está ligada ao bloco desde a fundação. Quando eu era um bebê minha mãe me levava para acompanhar o desfile e isso me emociona muito. Ela partiu em 2015 e sair no Garoto é mais uma forma de me sentir próximo a ela. Eu sinto como se ela estivesse do meu lado brincando também”, revela. 

Assim como Ruhan, o presidente Flávio Fernando dos Santos, 28, que assumiu a troça no dia 9 de setembro de 2019,  tem uma história de amor e admiração muito forte pelo gigante do Guadalupe. “A minha paixão vem desde criança. É um boneco encantador que emociona a todos por onde passa. Desde pequeno que eu acompanho ele e fico todo emocionado ao vê-lo sair”. O  carnavalesco faz parte da nova geração de fazedores do carnaval e traz consigo uma missão muito importante que é fazer com que a tradição do carnaval de rua permaneça viva nos corações das pessoas. 

A prévia é uma das mais aguardadas do Sítio Histórico da cidade. Geralmente era realizada nos clubes tradicionais da cidade, como por exemplo, o Atlântico e o Vassourinhas, mas este ano, por questão de parceria e de captação de recursos, os organizadores decidiram fazer na rua mesmo. Segundo o presidente, a troça foi a única da cidade a colocar mais de duas mil pessoas em uma prévia. “Isso foi no início dos anos 2000, no Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro”. Ele faz um apelo aos empresários que enxerguem e abracem mais a cultura popular. “Nós fazemos o melhor carnaval de rua do mundo e precisamos de mais atenção. Não é fácil colocar uma troça na rua. Quando se apoia um movimento como este, está ajudando a manter identidade viva a identidade de um povo. A festa não pode acabar”, reforça. 


Percurso 

O cortejo seguirá pela Av. Prudente de Moraes, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Largo do Amparo, Rua do Guadalupe, Largo do Guadalupe e Rua Cândida Luiza.  (ver no Google Maps)


Serviço 
Prévia do Garoto de Vassoura, em Olinda 
Quando: 12 de janeiro de 2020. 
Onde: Praça de São Pedro, no Carmo, em Olinda. 
Concentração: 12h 
Saída: 17h30. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco