Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Filme sobre vida do jornalista Valdi Coutinho ganha sessão gratuita no Recife

Publicado em: 15/01/2020 13:04

A exibição gratuita integra Janeiro de Grandes Espetáculos. (Foto: Divulgação)
A exibição gratuita integra Janeiro de Grandes Espetáculos. (Foto: Divulgação)
Jornalista, cronista esportivo, crítico, professor de teatro, encenador, ator, dramaturgo, escritor, pintor e carnavalesco. Muitos talentos cabem para descrever Valdi Coutinho, personagem biografado no documentário Múltiplo Valdi. Grande personalidade do teatro e jornalista influente, ele teve uma produção incessante. Boa parte de sua carreira foi no Diario de Pernambuco, dividindo a vida entre as quatro maiores paixões: teatro, jornalismo, carnaval e futebol. O longa integra a programação do festival Janeiro de Grandes Espetáculos e será exibido nesta quarta, às 19 horas, no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro. A entrada é gratuita.

O filme, dirigido e roteirizado por Rafael Coelho, traz depoimentos de Valdi Coutinho. Justamente a multiplicidade foi um desafio para a construção da obra. “Eu achei que se devia falar de tudo. Mas na biografia, o que temos basicamente são dois momentos centrais: o jornalista, que já traz a parte da crônica esportiva, e o Valdi como o cara do teatro. Em outros momentos, ele é o artista plástico, um cara premiado, e também carnavalesco. Eu pretendi mostrar todas essas fases da multiplicidade dele”, afirma Coelho.

Além da fala do jornalista, estão presentes no documentário os relatos de pessoas que trabalharam com ele na redação do Diario, onde esteve por 20 anos na função de repórter de futebol e fez história na coluna Cena Aberta. “O jornalismo faz esse meio-campo com o teatro. Ao mesmo tempo em que ele estava atuando como jornalista, estava sendo um articulador da cena local. Fez isso muito bem, conseguindo fazer muitos amigos e levar muitas pessoas a se ligarem ao teatro. Ele conseguiu realizar uma difusão da cultura. Tinha um papel de formação muito singular”, conta o diretor.

Não à toa, diversas personalidades das artes cênicas pernambucanas também participam do filme, reiterando o artista como criador e articulador de inúmeros cursos de iniciação teatral. O jornalista também foi precursor do Baile dos Artistas, que sempre se localizou no cenário do carnaval pernambucano como um amplo espaço receptivo para o público LGBT. Tanto a história do baile, quanto a empreitada de Valdi como artista plástica são destaques no documentário. Logo no início das gravações, em meados de 2017, o escritor sofreu um AVC. As gravações foram adiadas por quase seis meses. Agora, melhor de saúde, o jornalista marca presença na estreia junto ao diretor do longa.
 
SERVIÇO
Estreia do documentário Múltiplo Valdi
Quando: Quarta-feira, às 19h
Onde: Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco