Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TV

Com Ludmilla e Mumuzinho, SóTocaTop Verão aposta em diversidade musical e cenário ao ar livre

Publicado em: 03/01/2020 14:57

 (Foto: Joa%u0303o Miguel Ju%u0301nior/TV Globo)
Foto: Joa%u0303o Miguel Ju%u0301nior/TV Globo

Rio de Janeiro - Uma estrutura circular com palco, letreiros e detalhes coloridos em neon se destacam diante da paisagem azul. No fundo, pequenas ilhas sinalizam que estamos no Rio de Janeiro, mais precisamente na Baía da Glória, zona central da capital fluminense. O cenário do programa SóTocaTop Verão, que estreia na tarde de amanhã na TV Globo, remete ao universo dos programas tropicais da televisão, como o Luau MTV ou Caldeirão do Huck de Verão, ambos nos anos 2000. A atração segue a proposta do Só TocaTop original, porém com menos ligação com as “músicas do momento” e maior apreço pela diversidade de gêneros para que diferentes brasileiros se sintam em seu “próprio verão” - apesar do cenário hegemônico do Rio. As sertanejas Maiara e Maraísa saem da apresentação para dar lugar a Ludmilla e Mumuzinho, estreantes no comando de uma atração televisiva. Eles foram escolhidos por Raoni Carneiro, diretor do programa.

Zeca Pagodinho, Iza, Thiaguinho, Péricles, Marcelo Falcão, Kevinho, Lexa, Nego do Borel, Turma do Pagode e Chitãozinho e Xororó foram alguns dos artistas que passaram pelo cenário para realizar gravações. Serão 13 episódios exibidos sempre nas tardes dos sábados. “Desde o primeiro momento que tivemos a ideia de fazer uma versão de ‘verão’, sempre me questionei que programa seria esse”, disse Raoni, em coletiva após uma tarde de gravações na Glória. “O formato original é muito ‘dentro’ do estúdio. Então nós precisamos criar uma espécie de irmão. Abrimos mão dos rankings das rádios e do streaming e colocamos grandes nomes no palco, emendando com conversas e brincadeiras relacionadas ao dia a dia. Tudo isso sempre convergindo em música.”

O diretor, responsável por outras atrações musicais como Show da virada e Criança esperança, admite que revisitou vários programas de verão brasileiros e internacionais. “Mas sempre nos provocamos: Qual é o nosso? Lembra o Caldeirão? Sim. Os da MTV Brasil? Também. Mas o mais importante para mim é que o SóTocaTop fosse universal, apesar de ser no Rio. Quando eu morava no interior de São Paulo e via esses programas, sempre pensava: ‘Esse não é o meu verão’. Por isso tentamos combinar uma identidade que pudesse funcionar para todo mundo, algo que conseguimos com a multiplicidade de gêneros musicais.” No dia da coletiva, por exemplo, Chitãozinho e Xororó cantaram o hino sertanejo Evidências.

O diretor explica que um dos maiores desafios foi tirar o programa do estúdio para levar ao ar livre. “Nos tornamos vulneráveis ao clima. Ao mesmo tempo, sabíamos que o cenário era fundamental para construir a alegria necessária para a atração. Chegou a ter um dia que o tempo impossibilitou a filmagem. Mas valeu o esforço, porque não podemos abrir mão de um cenário tão lindo.”

Ludmilla, que tem feito sucesso com o single Verdinha, admite que ficou surpresa com o convite para apresentar a atração. “Nunca pensei que fosse ser apresentadora, pois eu sentia que não sabia falar com as pessoas”,admite. “Além de ter que desenvolver meu lado de comunicadora, outro desafio foi ter que acordar cedo para as gravações”, completou, aos risos. A funkeira e Mumuzinho tiveram que comprometer suas agendas desde os ensaios iniciais, ainda nos estúdios do Projac, para encontrar qual seria a pegada da apresentação.

“A ficha só vai cair quando eu realmente sentar na poltrona, assistir e pensar onde eu vim parar”, diz Ludmilla. “Quando fui convidada para um programa de verão, achei que tivesse que usar vestido e sandália rasteirinha, mas o Raoni me deixou muito à vontade. Estou aqui de cordão, tênis e macacão, me sentindo superconfortável. Acho que muitas garotas vão se sentir representadas. Quero que as meninas percebam que são capazes de tudo”, diz, referindo-se à representatividade da dupla negra.

O pagodeiro Mumuzinho também ressalta como se sentiu confortável nas gravações: “Eu me coloquei como se tivesse em casa, conversando com amigos ou primos. Esse formato nos ajudou a chegar a isso. Estar hoje nesse palco aprendendo e tento contato com tantos artistas é uma responsabilidade muito grande. Eu sou do samba, mas vai ter o Barão Vermelho. Eu estou louco para bater um papo e explorar o conhecimento que esses caras têm.”

* O repórter viajou a convite da Globo
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco