Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

artes plásticas

Artista pernambucana exibe desenhos inspirados nos moradores de Copacabana

Publicado em: 13/01/2020 18:57 | Atualizado em: 13/01/2020 19:29

Julieta Cavalcanti explora cenários, roupas e perfis de personagens fotografados por Marcelo Pies. (Foto: Bruna Costa/DP FOTO)
Julieta Cavalcanti explora cenários, roupas e perfis de personagens fotografados por Marcelo Pies. (Foto: Bruna Costa/DP FOTO)

Os passantes, moradores de rua, atletas, banhistas e trabalhadores que cruzam diariamente as ruas de Copacabana, no Rio de Janeiro, foram traduzidos em desenhos e pinturas pela artista plástica pernambucana Julieta Cavalcanti em seu trabalho mais recente. Intitulada Personagens de Copacabana, a exposição é inspirada no livro Figuras: A invenção de si, do fotógrafo Marcelo Pies. A mostra entra em cartaz a partir desta terça (14) na Casa do Derby, localizada na Praça do Derby, às 17h, em vernissage para convidados. A visitação segue até o dia 28 de janeiro, de segunda a sexta, das 14h às 19h. A entrada é gratuita.

Distribuída em 28 telas, a mostra foi guiada pelas obras produzidas pela artista há dois anos durante curso de desenhos e pinturas ministrado pelo professor Chico Cunha, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio. Trabalhos anteriores de Julieta que exploram as cores e as formas presentes na geometria abstrata e nas linhas retas também estarão nas paredes da Casa. “Quando entrei no curso, Chico Cunha me deu um livro para treinar pinturas urbanas. Comecei a me familiarizar com as pessoas típicas de Copacabana, os perfis que circulavam pela praia e pelo bairro, desenhei os primeiros personagens e fui gostando. Quando vi, já tinha mais de 30”, conta Julieta Cavalcanti, de 53 anos.
 (Foto: Bruna Costa/DP FOTO)
Foto: Bruna Costa/DP FOTO


Através da experimentação, a desenhista explora os cenários, roupas e os perfis de cada umdos personagens fotografados por Marcelo. “O desenho da mulher de rua, por exemplo, trouxe cor e formas ao cobertor que abraçava o seu corpo e transformei em uma outra coisa. É legal poder ressignificar”, pontua. A exposição já foi apresentada no Rio de Janeiro, onde a artista reside há seis anos e em Genebra, na Suíça. Interessada em arte desde a infância, Julieta era estimulada a pintar tecidos e experimentar os traços artísticos na escola onde estudava.

Na juventude, cursou desenho industrial, mas foi somente aos 28 anos que despertou para os estudos da prática artística. “Comecei estudando estamparia em um curso no Recife. Me animei e já fui fazendo cangas, vestidos e saias para vender. Fui evoluindo e percebendo que eu me identificava com o ofício, então passei a testar as minhas habilidades nas telas”, relata Julieta, lembrando das peças de seda em cores vibrantes que produzia. De acordo com a artista, foi nas pinturas realistas que encontrou seu estilo, influenciada pelos traços de Matisse, Picasso, Toulouse-Lautrec e Miró. “A arte é minha vida. Eu acordo e vou dormir pensando em como melhorar”, destaca.

A INVENÇÃO DE SI
“Figuras” são as pessoas que despertaram atenção do fotógrafo Marcelo Pies pelas ruas. Ele iniciou a série de fotos em 2005 e, depois de seis anos em campo nos arredores de Copacabana, juntou o material fotográfico e transformou em livro. Pies também é conhecido por construir personagens através de suas roupas e já foi responsável pelo figurino dos atores dos filmes Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, O maior amor do mundo e Benjamin. Também vestiu Chico Buarque, Adriana Calcanhoto e Daniela Mercury para palcos e fotos de divulgação.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco