Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Prévia

Amantes do carnaval ganham as ladeiras de Olinda neste sábado

Publicado em: 23/01/2020 22:59 | Atualizado em: 24/01/2020 19:59

Foto: Divulgação

Neste sábado (25), as ladeiras do Sítio Histórico de Olinda serão coloridas com o arrastão cultural dos Amantes do Carnaval. O cortejo sairá do Largo do Guadalupe até a Praça de São Pedro. A concentração será às 15h e contará com o Sombatuki no aquecimento do grande público. Ao som da orquestra do Maestro Oséas e da Paranampunká, o folião vai relembrar os grandes carnavais e se aquecer para o carnaval. Ainda terá a oportunidade de aprender frevo ao longo do percurso com os passistas das companhias Compasso, Traque de Massa e Folia e Dança. Mais de trinta agremiações já marcaram presença, entre elas o Garoto de Vassoura, A Vaidosa, o Fodão e o Garoto de Guadalupe. 

O grupo “Amantes do Carnaval” surgiu no dia 25 de novembro de 2018. Ele foi criado por um grupo no WhatsApp encabeçado pela diretora Sandra Barros com a intenção se manter atualizado da agenda do carnaval. Cerca de 15 pessoas de diversas agremiações participavam do coletivo. O carnavalesco Enilson Miranda, que preside "O Fodão", teve a ideia de celebrar um ano do bloco com um grande cortejo composto por agremiações amigas. Sandra ficou bastante empolgada com a ação e decidiu chamar outras agremiações novas, que geralmente não tinham oportunidade de sair no carnaval pelos custos financeiros. "Foi aí que conseguimos colocar os Amantes do Carnaval pela primeira vez no dia 24 de junho de 2019.  Eles ganharam as ladeiras com um grande cortejo junino conduzido pelos bonecos gigantes vestidos com roupas de matutos", relata Janaina Silva, presidente dos Amantes. 

O nome vem justamente da amizade entre as pessoas que fazem a festa popular acontecer o ano inteiro e que lutam todos os dias para manter os brinquedos vivos entre o povo. "A valorização da essência, da arte e das tradições do povo. Fazer com que não caia no esquecimento e nem se torne algo repetitivo. Queremos sempre renovar, mas sem perder a característia e a raiz", reforça Rafael Henrique, um dos diretores.  

Todas as pessoas que fazem parte da direção são de outros blocos de Olinda. O vice-presidente, Enilson Miranda explica que a intenção é unir forças para tornar o carnaval cada vez mais unido e bonito. “Queremos difundir a cultura durante o ano todo. Por isso estamos presentes no São João e no Carnaval. Um dos nossos propósitos é promover a igualdade. Aqui as agremiações das periferias se encontram com as da cidade alta para mostrar que a alegria existe em toda parte e tem várias cores. Isso faz com que todos tenham visibilidade”, ressalta. 

A intenção é expandir esse amor e envolvimento para um cenário regional. “Temos um propósito lindo de manutenção da nossa cultura local. Nossa intenção não é lucrar e sim perpetuar a nossa identidade. Muitas vezes a gente tira dinheiro até do bolso para levar alegria na rua. Sempre com humildade e alegria. Tudo com união e pensando em exaltar o frevo. Acreditamos que esse é o verdadeiro propósito do carnaval”, reforça Lucas Marques, diretor do grupo. 

Neste sábado, um dos momentos mais esperados é o encontro do Calunguinha (mascote oficial do Homem da Meia-Noite) com os foliões dos Amantes. Esse momento acontecerá no Largo do Amparo. O mascote sairá da sede do Calunga, na Estrada do Bonsucesso, para entregar o primeiro estandarte dos amantes que foi assinado pelo artista Claudionor Figueira. Ele traz elementos do São João e do carnaval. Em seguida, o cortejo seguirá pela Rua do Amparo, Quatro Cantos, Ribeira, Rua de São Bento, Rua da Pitombeira e Praça de São Pedro. 

Bonecos gigantes participantes: A Vaidosa, Barão de Água Preta, Birita de Olinda, Carlitos, D. Juan do Monte, Fiel do Varadouro, Fígado de Aço, O Fodão, Garoto de Vassoura, Garoto do Guadalupe, Garoto do Monte, Garoto de Olinda, Mestre Forró, Charmoso, O Invejado, Pérola Negra, Traquinos, Virgem do Guadalupe e Zé Puluca. 

Estandartes participantes: A Zebra, Amantes do Carnaval, Birita, Carnaval de Olinda, “Metido a Rico, porém Liso”, O Elegante, Os Super Cachaça, Pernambuco Você é Meu, Rebylleurias, “Se vier, nós Vamos”, Sombatuki, Traquinos, Trinca de Às, Urso Cangaça e 
Virgens do Bairro Novo. 


Serviço 
Arrastão dos Amantes do Carnaval 
Quando: 25 de janeiro de 2020. 
Concentração: Largo do Guadalupe, Sítio Histórico de Olinda. 
Horário: 15h 
Informações: 81 98738.1253 / 81 97313.7856 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco