Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

literatura

Inspirada por Karl Marx, escritora pernambucana lança livro sobre relações de trabalho

Publicado em: 12/12/2019 15:11 | Atualizado em: 12/12/2019 15:29

 (Foto: Acervo Pessoal)
Foto: Acervo Pessoal
Inspirada nos escritos do filósofo alemão Karl Marx na obra O capital: Crítica da economia política, a escritora e professora pernambucana Ivanilde Morais de Gusmão iniciou seus estudos sobre a relação entre a força de trabalho e a questão salarial. A autora investigou, a princípio, porque o trabalho é a categoria fundante do ser social para, em seguida, entender como o trabalho, gerador de riquezas, transforma-se em mercadoria. A pesquisa resultou no livro de ensaios Ser social - Trabalho e mercadoria, que será lançado nesta sexta (13), às 17h, no auditório da Livraria Jaqueira (Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira).


O livro trata de uma reflexão sobre o trabalho enquanto categoria fundante do ser social. “É importante pensar, analisar e refletir sobre o trabalho enquanto instrumento de transformação da natureza, do homem construindo sua humanidade nesse longo processo histórico”, diz Ivanilde.

A autora resgata a trajetória do trabalho enquanto relação de produção. E narra a sequência de mudanças, desde a escravidão, onde o trabalhador era a mercadoria e pertencia diretamente ao seu proprietário, passando pelo regime de servidão, no qual o homem estava preso à terra. “Com o advento da sociedade capitalista, essas relações foram destruídas. Foi gerada a partir daí uma relação de compra e venda da força de trabalho como mercadoria, que passou a ser assalariada”, pontua.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco