Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

SEGURANÇA NO CIRCO

Escola Pernambucana de Circo realiza oficinas gratuitas sobre segurança

Publicado em: 04/11/2019 10:33 | Atualizado em: 04/11/2019 10:42

Inscrições estão abertas. Curso é destinado tanto a artistas e professores quanto a diretores alunos.
Circo é sinônimo de constante superação e de dar saltos rumo ao impossível. A dedicação a estes desafios propostos por esta arte milenar, entretanto, requer segurança. Por isso, a Escola Pernambucana de Circo promove mais uma oficina com este tema: Segurança para montagem e manutenção de equipamentos circenses aéreos (primeiro módulo). O curso gratuito, financiado pelo Funcultura e ministrado pelo integrante do grupo Circus da Unicamp, Diego Ferreira, acontece nos dias 11 e 12 de novembro, das 9h às 18h (no dia 11) e das 9h às 13h (dia 12), na sede da EPC, bairro da Macaxeira. São disponibilizadas apenas 25 vagas para os interessados, que devem se inscrever por meio de ficha de inscrição disponível no site http://www.escolapecirco.org.br/website/destaque/oficina-sobre-seguranca-na-escola-pernambucana-de-circo/. Basta baixar, preencher e enviar para o email producao.epc@gmail.com. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 9 de novembro.

Nesta oficina com teoria e prática sobre segurança no circo, serão abordados temas como análise de riscos, boas práticas de segurança, instalação de aparelhos circenses, dentre outros. O objetivo é apresentar a realidade da segurança no circo em âmbito nacional e internacional, identificar e debater riscos inerentes às práticas circense, além de técnicas e protocolos que objetivam o aprimoramento da segurança. A meta é, também, ampliar a cultura de segurança no âmbito circense buscando fazer com que os artistas despertem para importância do tema no que concerne à manutenção e evolução do circo. O curso é destinado tanto a artistas e professores quanto a diretores alunos, e demais sujeitos ligados às práticas circenses.

Quanto ao plano de aula e conteúdo, a oficina é composta por uma exposição teórico prática, seguida de um debate entre os participantes, onde as mais variadas realidades do universo circense são discutidas sobre a ótica de três conceitos chaves: risco, acidente e segurança. Em um terceiro momento, é realizada uma vivência prática com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos participantes sobre aspectos ligados a segurança, com ênfase na análise de risco das atividades e na instalação de aparelhos aéreos. A oficina ministrada por Diego é a primeira de dois módulos. Ao final dela, o participante recebe um certificado normal. A segunda etapa acontece em março de 2020 e apenas quem participar de ambas ganha o certificado de NR35.

Sobre o instrutor - Diego L. Ferreira (Brasil): É mestre em Educação Fisica pela Faculdade de Educação Física (FEF) - Unicamp com dissertação que originou o livro Segurança no Circo, Questão de Prioridade elaborado juntamente com Marco Bortoleto e Ermínia Silva. Diego é Coordenador Estadual da Comissão Brasileira de Espeleorresgate (resgate em caverna) e Coordenador Nacional Adjunto da mesma instituição. Nas artes, atua como Rigger/Montador de aparelhos aéreos e sistemas para efeitos de voos, atendendo companhias, fundações culturais, clubes, escolas e academias do Brasil, em especial na região sudeste, realizando montagens ao ar livre, ginásios, lonas, galpões e teatros. Juntamente com Marco Bortoleto foi o idealizador do primeiro curso de NR35 voltado especificamente para os circenses, somando hoje mais de uma centena de alunos.  Sócio-fundador da empresa Grupo Aerius.

A Escola Pernambucana de Circo fica localizada na Avenida José Américo de Almeida, Macaxeira, nº 05. Fica na segunda rua após a Academia da Cidade da Avenida Norte (lembrando que a primeira rua é imediatamente após a Academia da Cidade. A rua da Escola é a que está entre o Restaurante Norte Grill e a Igreja Mórmon).


- Fones: 3266-0050/3034-3127
 - Site: www.escolapecirco.org.br
- facebook.com/escolapecirco
- instagram @escolapecirco

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Primeira Pessoa com Sam Nóbrega
O esforço de Guilherme e a rede de solidariedade que surgiu
Sobre Vidas: Natanael Ramos e Gil Sormany
Salão de Tóquio: Mitsubishi 2020
Grupo Diario de Pernambuco