Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

JORNALISMO

JN registra sua melhor audiência desde agosto após ataques de Bolsonaro

Por: FolhaPress

Publicado em: 06/11/2019 22:48

 (Reprodução/Facebook )
Reprodução/Facebook
Em meio a um embate com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o Jornal Nacional (TV Globo) registrou, na semana passada, seu melhor índice no Ibope desde o final de agosto. No PNT (Painel Nacional de TV), o jornalístico atingiu uma média de 30,6 pontos entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro (cada ponto do Kantar Ibope equivale a 248.647 domicílios).

Essa foi a primeira vez que o telejornal superou os 30 pontos desde a última semana de agosto. Ainda assim, na ocasião, a média nacional havia ficado em 30,1 pontos, inferior à da semana passada. O índice atual só não superou a média de 19 e 25 de agosto, quando o JN atingiu 31,8 pontos.

A nova alta na audiência acontece justamente após ataques de Bolsonaro à Globo, que havia veiculado em seu principal telejornal uma reportagem que revelou o fato do presidente ter sido citado nas investigações das mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018.

Segundo a reportagem, o ex-policial militar Élcio Queiroz, suspeito de envolvimento no crime, disse na portaria de condomínio no Rio de Janeiro onde o presidente tem imóvel que iria à casa de Bolsonaro no dia do crime. Os registros da Câmara dos Deputados, no entanto, mostram que Bolsonaro estava em Brasília.
 
O presidente respondeu, em transmissão ao vivo nas redes sociais, contestando a informação veiculada pelo Jornal Nacional e atacando a emissora. Ele também responsabilizou o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), pelo vazamento do depoimento do porteiro, que relatava a visita do suspeito à casa do presidente.

No vídeo, Bolsonaro também insinuou que dificultará a renovação da concessão da emissora, que vence em 2023, mas que em 2020 já começa a ser analisadas –último ano do mandato de Bolsonaro . "Não vou persegui-los, mas o processo vai estar limpo. Se não estiver limpo, legal, não tem renovação da concessão de vocês, e de TV nenhuma. Vocês apostaram em me derrubar no primeiro ano e não conseguiram".

Pelos dados do Ibope, a elevação da audiência do Jornal Nacional, que chegou à média de 30,6 pontos, deixou o programa atrás apenas da novela "A Dona do Pedaço" (TV Globo), com 39 pontos na contagem de domicílios. Nos dados relativos a alcance individual, o telejornal chega a superar o folhetim das 21h.

Nessa contagem, o instituto leva em conta o percentual de pessoas diferentes que foram impactadas pelo programa, mostrando "A Dona do Pedaço" com 48,6 pontos, contra 48,9 do Jornal Nacional. Cada ponto equivale a 693.786 indivíduos alcançados, deixando o telejornal com cerca de 200 mil mais telespectadores.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco