Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LUTO

Corpo do Mestre Nelson, do União 7 Flexas, será sepultado na tarde desta segunda

Publicado em: 04/11/2019 15:56 | Atualizado em: 04/11/2019 19:47

Foto: Costa Neto/Fundarpe
O velório do Mestre Nelson Ferreirinha, fundador do grupo Caboclinhos União 7 Flexas, de Goiana, na Região Metropolitana do Recife, está sendo realizado na tarde desta segunta (4), na Câmara Municipal de Goiana. O sepultamento será às 17h no Cemitério Municipal de Goiana. Nelson Cândido Ferreira faleceu na tarde de ontem (3), vítima de câncer de pulmão. Ele estava internado há 11 dias no Hospital Belarmino Correira, em Goiana. O mestre deixa a esposa Vanderluce Gonçalves, sete filhos e 19 netos.

Presidente do Caboclinhos União 7 Flexas, um dos mais representativos grupos de caboclinhos da cidade de Goiana, Ferreirinha era responsável por reunir aproximadamente 120 integrantes, promover ensaios e supervisionar a confecção de luxuosas fantasias. Neste ano, o 7 Flexas foi o vencedor no Grupo Especial Caboclinhos no Concurso de Agremiações Carnavalescas do Recife.

A secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, lamentaram a morte do artista popular. “Nelson deixou um testemunho de amor e força, dedicação e fidelidade. Que o brinquedo siga firme, 7 flexas lançadas para a eternidade, sagrando-se tradição que desafia a morte para celebrar a arte cabocla da resistência”, disse Leda Alves.

O União 7 Flexas emitiu nota de pesar lamentando o falecimento do líder. "Mestre Nelson, popular (Ferreirinha), durante toda a sua vida, foi um homem simples, mas muito apaixonado pela beleza e história da sua tribo", diz a nota.

Em virtude do falecimento, o Movimento Canavial prestará uma homenagem especial, dentro da programação do Festival Canavial Artes Cênicas, que têm início nesta segunda-feira (4), em dez escolas municipais de Goiana, e também no cine-teatro Polytheama.

Nota de Pesar 

O Movimento Canavial, rede de articulação de produtores, artistas e grupos culturais da Mata Norte, lamenta profundamente a morte do Mestre Nelson Ferreira, idealizador do grupo União 7 Flexas, de Goiana, na Região Metropolitana do Recife.

Mestre Nelson, popular (Ferreirinha), durante toda a sua vida, foi um homem simples, mas muito apaixonado pela beleza e história da sua tribo.

Mestre Nelson e sua história serão lembrados sempre, das vezes em que brilhou e dançou, no nosso festival, com sua arte e encanto.

Em nome de todos(as) os(as) profissionais  e grupos que compõem o Movimento Canavial, enviamos nossas condolências e solidariedade à família. Na mesma medida, externamos nossa gratidão as colaborações de Mestre Ferreirinha, por todos os anos de vida dedicados à preservação da nossa Cultura e tradição.

Afonso Oliveira
Coordenador do Movimento Canavial
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco