Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LANÇAMENTO

Revista Outros Críticos lança edição sobre o corpo na arte com show gratuito de brega-funk

Publicado em: 31/10/2019 10:47 | Atualizado em: 31/10/2019 11:08

Paulinha Xcamosa destaca direito à expressão corporal. Foto: Priscilla Buhr/Divulgação
Partindo da provocação “o que pode o corpo?”, a revista Outros Críticos chega à sua 13ª edição tendo como mote as potencialidades do corpo na performance e na arte. A nova edição da revista será lançada essa quinta-feira, às 19h, no Sinspire, localizado no Bairro do Recife. Além do lançamento, o evento conta com apresentação musical da MC de bregafunk, Paulinha Xcamosa, que é a entrevistada principal da revista, em matéria assinada por Priscilla Buhr. A artista e a jornalista irão conduzir uma roda de conversa sobre o tema da revista com a presença de outros participantes da publicação. A entrada é gratuita e a revista ficará disponível gratuitamente no site outroscriticos.com.
 
A Mc Paulinha Xcamosa, 23 anos, é uma das poucas mulheres que assume os vocais em um gênero musical que ainda é muito dominado por homens. Conhecida pela música Vem sozinha, gravado em parceria com MC Gato e MC Kelvin Zika, a olindense reivindica o espaço para criar suas narrativas, através de poéticas que trabalham na perspectiva da liberdade e celebração de seus próprios corpos. "O brega funk é livre, é sensualidade e eu tento sempre mostrar isso: qualquer pessoa é livre pra dançar, pra se expressar da forma que quiser", conta a artista em entrevista com a jornalista Priscilla Buhr.
 
Outro destaque desta edição, é um ensaio produzido por um dos nomes mais criativos da nova música brasileira, a artista Ava Rocha, que escreveu um ensaio sobre seu processo criativo no Trança (2018), seu terceiro e mais recente álbum, que foi muito bem recebido pela crítica. Além do ensaio de Ava, a revista conta com textos do artista transdisciplinar Conrado Falbo. Também assinam textos, Carlos Gomes, editor da publicação, Fernanda Maia, designer responsável pela capa da revista, e o jornalista GG Albuquerque. Carlos Gomes conta em entrevista ao Viver, que o tema desta edição surgiu e aos poucos foi ganhando a configuração de acordo com a abordagem de cada um. “Quando a gente fez a primeira reunião deixamos todo mundo a vontade para propor ideia. Priscila Buhr queria fazer um ensaio fotográfico sobre o passinho, pensamos em ‘por que não focar então em uma ideia do corpo, também, como produtor de pensamento?’. Vale ressaltar que nós não temos a pretensão de esgotar o tema do corpo, mas a partir de diversas criações, acionar outras perspectivas sobre o corpo.”
 
A revista também tem participação de Marília Santos, de São Caetano (agreste pernambucano), que foi selecionada por meio de uma convocatória que visava abrir diálogo com pesquisadores e autores do interior de Pernambuco. A décima terceira edição da Outros Críticos é construída em diálogo com as obras da artista visual Laíza Ferreira, nascida e criada no Pará, mas que atualmente reside em Natal. A paraense mescla a fotomontagem com a fotografia analógica, tendo como uma de suas poéticas centrais a resistência. O projeto tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE) e prevê ainda o lançamento de mais três edições ao longo de 2020.
 
SERVIÇO
Lançamento da revista Outros Críticos #13 - Show com Paulinha Xcamosa + debate
Quando: Quinta-feira, às 19h
Onde: Sinspire, Rua da Guia, 237 - Bairro do Recife/Recife- PE
Quanto: Entrada Gratuita
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco