Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

literatura

Festival do Litoral Sul promove atividades gratuitas; confira programação

Publicado em: 03/10/2019 12:24

Educação, arte e leitura de mundo é o tema desta edição. Foto: Divulgação
Entre os dias 8 e 12 de outubro, o 3º Festival do Livro do Litoral Sul, tomará o município de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. O evento, promovido pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editorias de Livros (Andelivros), será realizado no Clube Municipal, com entrada gratuita. Com o tema Ipojuca Educação, arte e leitura de mundo, o festival terá como homenageados a arte-educadora Letícia Cavalcanti, o poeta Josivaldo Luiz Freire e o escritor Brivaldo Henrique. A expectativa é de que cerca de 15 mil pessoas visitem o Festival durante os cinco dias de atividades.

A programação do festival reúne oficinas, apresentações de música, recitais e teatro, com participação de representantes da área da educação e da cultura, como o professor Fernando Beltrão, o professor e secretário de Educação de Sobral/CE, Herbert Lima, os jornalistas Francisco José, Raimundo Carrero e Marcelo Cavalcanti, e os músicos Maestro Spock e Maciel Melo, Padre Damião Silva.

O secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, destacou, em coletiva de imprensa realizada ontem, a importância de descentralizar e estimular o fomento da educação e cultura para os moradores de Ipojuca e cidades vizinhas. “As escolas do município já estão se preparando há muito tempo para as apresentações que integram a programação. É uma oportunidade de incentivar o gosto pela leitura de toda a comunidade”, disse.

Entre as novidades desta edição, está o edital para a publicação de dois livros, sendo um escrito por alunos da rede municipal e outro por professores. A ação será lançada na abertura do festival e dá continuidade ao trabalho realizado em fevereiro deste ano com o lançamento da publicação O monstro do Rio Ipojuca, escrita por alunos da Escola Municipal São Mateus.

Os professores da rede pública municipal terão bônus para aquisição dos livros que serão vendidos no evento. Mais de 3 mil pessoas serão beneficiadas com o vale-compra, nos valores de R$ 500 para os servidores que integram a equipe pedagógica e de R$ 350 para os servidores que compõem as equipes administrativas da Secretaria de Educação.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco