Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Cultura

'Feijão de Ogum' celebra 15 anos do Afoxé Omô Nilê Ogunjá neste sábado, no Ibura

Publicado em: 05/10/2019 09:00 | Atualizado em: 05/10/2019 01:51

Foto: Reprodução/Facebook

Neste sábado (05), a comunidade do Ibura, na Zona Sul do Recife, será palco da comemoração dos 15 anos do Afoxé Omo Nilê Ogunjá. A celebração foi batizada como "Feijão de Ogum" e receberá vários grupos culturais a partir das 15h, na quadra da Academia da Cidade, localizada no alto da ladeira da Cohab, na UR 1.
 
O Afoxé é um dos mais tradicionais do estado de Pernambuco. Ele foi fundado no dia 4 de outubro de 2004 e desde então, já se apresentou nos principais palcos e eventos de promoção à identidade negra. Além da expressividade em cena, tem um importante trabalho social dentro e fora da comunidade, oferecendo atividades de dança, música, canto, toque e indumentária. 

Em sua história, o grupo já gravou dois álbuns, o "Berços dos Ancestrais" e "Odara". Realizou também dois documentários com a intenção de contribuir para a divulgação da cultura negra no Brasil. As produções audiovisuais "Ikomòjadé" e "Sou Eu", foram exibidas dentro e fora do país e são utilizadas como referências na pesquisa sobre a temática. Os encontros geralmente acontecem a cada quinze dias na Quadra da Academia da Cidade.

Foto: Reprodução/Facebook

O evento que acontece neste sábado tem o objetivo de reverenciar o orixá Ogum, que é patrono do grupo. Divindade africana ligada à guerra e a metalurgia. A feijoada, um dos pratos mais comuns produzidos nas senzalas pelos africanos e descendentes escravizados no Brasil, resgata a lembrança da resistência dos negros contra o sistema escravagista da época. Ela será distribuída gratuitamente, a partir das 17 horas. 

[FOTO3]
É justamente na força de Ogum e São Jorge, que o grupo encontra energia para seguir em frente no enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa. Além Omô Nilê, que é o anfitrião da festa, estarão presentes os grupos Coco Raízes de Arcoverde, Pérola do Samba e os artistas Andreia Luiza, Leide do Banjo e Leno Galeria. A entrada é gratuita. A organização do evento informa que haverá barracas comercializando bebidas e comidas de terreiro. 

Confira a programação 

15h - Cortejo dos Afoxés Omô Nilê Ogunjá, Ará Omim e Lideranças religiosas do candomblé
17h - Tambores de Ògún
18h - Grupo Pérola do Samba e a participação especial da cantora Andreia Luiza, Leide do Banjo e Leno Galeria. 
19h - Coco de Besouro Mangangá
20h - Coco Raizes de Arcoverde.
21h -  Encerramento solene com o Afoxé Omô Nilê Ogunjá.


Serviço 
Feijão de Ogum com o Afoxé Omô Nilê Ogunjá 
Quando: 05 de outubro de 2019. 
Onde: Academia da Cidade da UR-01. 
Horário: A partir das 15h. 
Informações: 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco