Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Família Addams chega ao cinema, pela primeira vez, em versão animada

Publicado em: 31/10/2019 08:49

Filha de Mortícia, Wandinha tenta um novo caminho pata aflorar a personalidade, em 'A família Addams'. Foto: Universal Pictures/Divulgação

Os divertidos personagens de A família Addams chegam, nesta quinta-feira (31), aos cinemas, pela primeira vez, em versão animada. Serão eternamente cultuados, pelo que indica o talento do cartunista Charles Addams, morto há 30 anos. Durante mais de 50 anos, ele testemunhou o sucesso do casal Mortícia e Gomez, que, junto a toda sorte de parentes, protagonizou a série de tevê Os monstros e inspirou de musical da Broadway a longa-metragem, que eternizou as composições de atores como Anjelica Huston e Raul Julia.

O desafio da dupla que encarou a adaptação para filme de animação, Conrad Vernon e Greg Tiernan, esteve em revisitar o material, com dose de renovação. “Em cada perspectiva e revisão de trama, se estabelecia a imagem de uma família com enorme solidez. Queríamos contar as origens deles e especular fatores que envolvessem o comportamento de todos em locais que os circulam”, observou Conrad Vernon em material de divulgação.

Harmonizar entretenimento para crianças e adultos veio da experiência de cada um dos diretores: Conrad Vernon, por exemplo, respondeu pelo longa Shrek 2 (2004); enquanto Tiernan deu vida ao polêmico projeto Festa da Salsicha (2016).

Duas frentes de enredo dominam o roteiro a cargo de Matt Lieberman: além de uma impensável tentativa de ajuste da família para uma nova vizinhança, em Nova Jersey (EUA); o filho, chamado Feioso, deve encarar o processo de amadurecimento, tendo pela frente os trâmites que o levarão aos festejos de uma tradição na família — o sabre mazurka.

Também filha de Mortícia e Gomez, a pequena Wandinha ganha o direito de frequentar a escola pública e de interagir com seres humanos, combatendo bullying e estreitando os laços de amizade com a frágil Parker.

O leque de estranhezas habita muitas das situações do cotidiano da família Addams. A começar por Mortícia, que precisa apelar para ferramentas na hora de se vestir e usa as cinzas do pai e da mãe com fins cosméticos. Instalado no que teria sido um manicômio, cada um dos integrantes tem seu momento de importância na telona. Treze anos antes dos eventos que ocupam em maior escala a duração do filme, a integração entre o monstruoso e calado mordomo Tropeço e a agitada e desgarrada Mãozinha vai desembocar no arranjo musical, consagrado pelo estalar de dedos, que anuncia a chegada da família Addams.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Primeira Pessoa com Sam Nóbrega
O esforço de Guilherme e a rede de solidariedade que surgiu
Sobre Vidas: Natanael Ramos e Gil Sormany
Salão de Tóquio: Mitsubishi 2020
Grupo Diario de Pernambuco