Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Música

Bons Sons: cantora Una esquarteja padrões sociais em álbum de estreia

Coluna também traz lançamentos de Wilco, Angel Olsen, Empath e that dog.

Publicado em: 08/10/2019 21:27 | Atualizado em: 08/10/2019 21:44

Mulher, preta, nordestina e independente. Esta é a cantora pernambucana Una, que lançou nas plataformas de streaming seu primeiro álbum solo, Esquartejada. Resultado de seis anos de pesquisas em um campo eclético, que vai da MPB ao punk rock, o disco traz 11 faixas que unem reflexões intimistas, uma pitada de niilismo e um humor sabido. A música Útero lembra o refinado sarcasmo de Júpiter Maçã (assim como a canção Queda punk, aliás), enquanto Faz ideia é um belo manifesto sobre a liberdade de expressão.

O disco ainda tem como pontos altos as músicas Merda e Paola, duas reflexões sobre as angústias sociais dos dias atuais. “Espero que o extermínio da juventude negra, que não é só física, não caia sobre o meu trabalho, para que outras mulheres que venham depois acreditem e achem possível viver do que se gosta e do que se sabe fazer. É por elas que estou aqui”, explica a filósofa de formação, que assinava o nome artístico Aninha Martins antes de se apresentar como Una.

Criação coletiva, o álbum conta com músicas escritas por Vinícius Paes (que assina quatro faixas, sendo duas em parceria com Una), Anaíra Mahin, Karla Linck e Goemen, e traz várias outras participações como a do multiartista Iezu Kaeru na bateria.

 

+ Lançamentos

Wilco vê luz no fim do túnel
Adorados pela crítica e donos de uma sólida base composta por fãs de diferentes gerações, os rapazes do Wilco (Chicago/EUA) acabam de lançar Ode to joy, álbum que evolui em ritmo sorumbático, mas adota a esperança como mote principal. Talvez o mais interessante trabalho da banda desde The whole love (2011).


Angel na frente do espelho

Um pop belo e melancólico é a marca de All mirrors, quinto álbum da cantora norte-americana Algel Olsen. Destaque para a ótima faixa New love cassete.

Os cachorros ainda ladram
Ícone do rock independente dos anos 1990, a banda that dog. lançou seu novo álbum Old LP (que, por sinal, significa “disco antigo”),  após um hiato de 22 anos.

Estreando com o pé direito

Uma bela surpresa da semana é o primeiro álbum da banda punk Empath (EUA). Active listening: Night on Earth sinaliza que ainda vamos ouvir falar muito deles. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco